Leiria

José Peixoto (Avançar Leiria) defende municipalização dos transportes

0

O candidato da coligação Avançar Leiria (BE/Livre/PAN) à presidência da Câmara, José Peixoto, defendeu hoje a municipalização do serviço de transportes e a sua gratuitidade, considerando que, em matéria de mobilidade, é necessário agir já.

“Precisamos agir já, municipalizar o serviço de transportes, isso é essencial, e depois torná-lo gratuito paulatinamente”, afirmou à agência Lusa José Peixoto, na feira de Leiria, onde hoje a coligação Avançar Leiria iniciou a campanha para as autárquicas de 12 de outubro.

Em matéria de mobilidade, o cabeça de lista da coligação Avançar Leiria assegurou que “grande parte” das freguesias, que vão ser 20 a partir deste sufrágio, está “semiabandonada”.

“Para termos investimento em Leiria, temos de melhorar as condições de vida em Leiria. Não há ninguém, não há empresas, não há gente com ‘know-how’ que venha para Leiria se Leiria não lhe oferecer uma qualidade de vida boa”, disse José Peixoto, para quem tem de se resolver primeiro o problema da mobilidade.

O cabeça de lista considerou, no entanto que não é com metro de superfície ou com metro bus, propostas de outras candidaturas, que o problema da mobilidade na capital de distrito vai ficar resolvido.

“Mais uma vez estamos a complicar o trânsito aqui em Leiria”, avisou, para salientar ainda tratar-se de “um investimento brutal, com um impacto brutal na vida de toda a gente e que não ia resolver problema nenhum”, mas acreditando que esta “é uma promessa que nunca vai ser cumprida”.

Ainda que fosse concretizada, José Peixoto, delegado de informação médica, de 67 anos, questionou quantos anos vai demorar até ser realidade.

“E nós precisamos de mobilidade já”, insistiu, referindo, especificamente quanto à mobilidade suave, que há “hipóteses de melhorar”.

“Dentro da cidade, por exemplo, é convidativo andar a pé. As pessoas não andam mais a pé porque os passeios estão cheios, porque alguns são estreitos”, observou.

Na feira de Leiria, onde a comitiva do Avançar Leiria distribuiu panfletos, José Peixoto, militante do Bloco de Esquerda, explicou a clientes e também a vendedores que esta é uma coligação nova, que junta três partidos e está nas eleições “com ideias diferentes”.

“É uma campanha diferente, não há dinheiro, não há vícios”, comentou, pedindo, inclusivamente, sugestões aos passantes sobre coisas a mudar em Leiria.

Depois de entregar um panfleto eleitoral a uma vendedora com um bebé ao colo, desabafou: “[Vamos] fazer com que o bebé tenha uma cidade melhor”.

Nas autárquicas de 2021, Gonçalo Lopes, que é recandidato, liderou, pela primeira vez, a lista do PS ao município, com o partido a manter oito mandatos e o PSD três. Os vereadores social-democratas passaram depois a independentes.

São também cabeças de lista à Câmara de Leiria nas autárquicas de 12 de outubro Sofia Carreira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Paulo Ventura (IL), Nuno Henriques Barroso (ADN), Nuno Violante (CDU) e Branca Matos (CDS-PP).

Notícias do Centro | Lusa

Candidato da CDU critica “obras de fachada” na feira semanal de Viseu

Notícia anterior

Fernando Ruas ouve críticas à feira semanal de Viseu

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria