Guarda

Beiras e Serra da Estrela afirma-se como destino em estado puro “365 dias por ano”

0

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) vai estar presente na BTL’24 – Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai servir de palco para lançar uma campanha que convida todos os visitantes a mergulharem nas tradições mais genuínas do seu território. 

‘Viaja Pela Tua Serra da Estrela’ pretende reforçar o potencial da atratividade das Beiras e Serra da Estrela, e visa promover a região como um destino turístico único e inesquecível, 365 dias por ano.

O seu território em estado puro oferece aos seus visitantes uma experiência autêntica e singular.

“A riqueza que cada um dos 15 municípios detém, desde os seus recursos naturais, produtos endógenos de qualidade, a sua dimensão cultural, a gastronomia, as atividades e as suas gentes, concede à CIM das Beiras e Serra da Estrela uma especial atenção por parte de quem nos visita.”, sublinha o 1º secretário executivo da CIM BSE, António Miraldes.

A CIM das Beiras e Serra da Estrela é, também, uma região de rica cultura e tradição. As suas gentes acolhedoras, os seus sabores autênticos, as suas tradições ancestrais, como a transumância, que deslocam, anualmente, milhares de pastores da região com o seu gado até à montanha, e o seu património cultural, histórico e patrimonial, que mereceu a distinção de Manteigas e Sortelha (Município do Sabugal) como um dos melhores destinos rurais em 2023, abrem portas a uma viagem inesquecível.

“Lançamos o repto para virem explorar o que de melhor a natureza em estado puro das Beiras e Serra da Estrela tem para oferecer. O nosso extenso território é um excelente destino para os amantes da Natureza/Biodiversidade, que garante uma experiência memorável a qualquer um”, reforça António Miraldes.

Das tradições ancestrais do burel à arte urbana que ilumina as ruas, da neve que cobre as montanhas às praias fluviais que refrescam o verão, dos museus que guardam a memória do passado ao património a céu aberto em Castelos, Aldeias Históricas de Montanha e de Xisto, a Comunidade Intermunicipal convida, assim, a uma viagem pelas Beiras e Serra da Estrela, em qualquer época do ano.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela vai apresentar-se na BTL’24 num único stand, unificando os 15 municípios que a integram, concebido com traços inovadores, que alia a tecnologia às madeiras portuguesas, com materiais recicláveis, cortiça e plantas naturais, onde a interatividade e a proximidade estão na primeira linha de quem por lá passar. Com uma área de 324m2, o espaço contempla um balcão para cada município e dará palco aos projetos mais inovadores das Beiras e Serra da Estrela.

Os visitantes terão oportunidade de viajar, por meio de realidade virtual, até às Beiras e Serra da Estrela, através de imagens 360º, que abrirá o apetite dos mais curiosos.

A viagem não fica por aqui, pois os participantes terão oportunidade de embarcar numa digressão gastronómica por sabores que prometem conquistar o paladar de todos. O famoso Queijo da Serra da Estrela, os tradicionais enchidos de borregos, o mel, as cerejas e a tão cobiçada ginjinha, entre outros, vão estar no centro das atenções dos apreciadores.

Ao longo de cinco dias, decorrerá, no stand, um conjunto de provas gastronómicas e showcookings, promovidos por Chefs e escolas de hotelaria do território da CIMBSE (Instituto de Gouveia, Escola Profissional, Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, Escola Profissional do Fundão e Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Turismo e Hotelaria).

A fotografia é o registo da melhor memória para mais tarde recordar, pelo que a CIM das Beiras e Serra da Estrela reservou um espaço instagramável, onde os visitantes poderão registar as suas fotografias para compartilhar nas suas redes sociais, onde a criatividade não tem limites.

O enorme espaço volta a dedicar uma área ao encontro de empresários e empreendedores da região de darem a conhecer os seus projetos turísticos e, ainda, reunir com outros players estratégicos.

A presença no certame será uma oportunidade de promoção conjunta com as associações de desenvolvimento turístico do território – as Aldeias de Montanha, as Aldeias Histórias de Portugal, as Aldeias de Xisto, a Comissão Vitivinícola da Beira Interior e do Dão e a Estrelacoop.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela é uma associação de âmbito territorial visa a realização de interesses comuns aos 15 municípios que nele estão integrados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

A CIM BSE tem como missão a potencialização e promoção do desenvolvimento da região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios associados, por forma a reforçar a identidade conjunta da região.

 

Notícias do Centro | Lusa

Tribunal de Leiria condena homem a sete anos de prisão por tráfico de droga

Notícia anterior

Feira celebra Semana Santa com encenações de 200 atores em programa de 37 iniciativas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda