O município de Foz Côa promove, durante os meses de julho e agosto, o “Côa Culto”, um programa cultural que oferece iniciativas como cinema, música, teatro, dança, como forma de inclusão social, foi hoje divulgado.
“O ‘Côa Culto’ é um programa cultural, anual, abrangente e diversificado, criado em 2022, numa ótica de descentralização, integração e democratização da cultura, que se assume como uma alavanca de inclusão e de participação social junto da comunidade”, explicou à Lusa a vereadora na Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Ana Filipe.
O programa conta com mais de 40 iniciativas culturais, que passam pela música tradicional portuguesa, música clássica e contemporânea, ópera, teatro, artes performativas, cinema, visitas guiadas e encenadas, e exposições, com referenciais de qualidade, que pretende chegar a todas as idades e públicos.
Durante os meses de julho e agosto, o “Côa Culto” espalha cultura por praças, parques, jardins e monumentos de todo este concelho, do distrito da Guarda.
O Côa Culto é projeto desenvolvido num esforço de articulação e parceria com as várias instituições e atores do território, como a Academia de Música “Côartes” de Vila Nova de Foz Côa, a Universidade Sénior de Vila Nova de Foz Côa, o Rancho Folclórico de Vila Nova de Foz Côa, os Fiarresgas – Associação de Cultura Popular, de Vila Nova de Foz Côa, entre outras associações culturais locais e regionais como a Associação Cultural Ópera na Academia e na Cidade, a Cooperativa de Teatro Filandorra e a CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã.
“Esta cooperação tem vindo a adquirir uma importância crescente, na medida em que tem contribuído para estimular uma maior participação dos diferentes agentes, para a formação de novos públicos e para o engrandecimento do sentimento de pertença, qualidade de vida e bem-estar”, vincou Ana Filipe.
Segundo a autarca de Vila Nova de Foz Côa, o “Côa Culto”, para além envolver e aproximar toda a comunidade local, define-se ainda como alavanca para o reforço da identidade local, de inclusão social, e para a valorização e divulgação das tradições e do património cultural e natural, únicos de cada freguesia, deste concelho do Douro Superior.
Em 2023, o “Côa Culto” teve uma participação superior a 80% da população residente, em cada localidade deste território entre o Douro e a Beira Alta.
Este projeto pretende contribuir ainda para o cumprimento do desenvolvimento sustentável da região do Vale do Côa.
Comentários