Coimbra

Universidade de Coimbra quer promover bem-estar laboral através da tecnologia

0

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai contribuir para promover ambientes de trabalho saudáveis e bem-estar laboral, através de um projeto que utiliza tecnologias imersivas, como a realidade virtual.

Intitulado “WinWork: Criação de Ambientes de Trabalho Saudáveis para a Promoção de Qualidade de Vida e Bem-estar nos Locais de Trabalho”, este é um projeto transfronteiriço, cofinanciado pela União Europeia através do Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha-Portugal, revelou hoje a FCTUC, num comunicado enviado à agência Lusa.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar no ambiente laboral, recorrendo a intervenções multidisciplinares e tecnologias imersivas, como a realidade virtual, com enfoque na cocriação e participação ativa das partes interessadas, explicou a professora do Departamento de Engenharia Mecânica e líder do projeto na Universidade de Coimbra (UC), Ana Luísa Pinto.

“A Universidade de Coimbra desempenha um papel central no projeto”, acrescentou.

De acordo com a professora da FCTUC, a abordagem utilizada foca-se nas tecnologias imersivas de realidade virtual para criar cenários interativos que promovam o ‘mindfulness’ (atenção plena), ajudando os trabalhadores a gerir o stresse e a desenvolver competências de natureza socioemocional.

Estas experiências são implementadas com óculos de realidade virtual, proporcionando um ambiente seguro e eficaz para a aprendizagem e a redução dos riscos psicossociais.

O WinWork inclui intervenções piloto em seis organizações de Portugal e Espanha, abrangendo três setores (indústria, serviços e saúde), e as ações envolvem a aplicação de metodologias participativas e sessões de capacitação para trabalhadores e gestores.

“O projeto pretende transformar os ambientes de trabalho, promovendo segurança, saúde e inclusão”, explicou Ana Luísa Pinto.

A expectativa é que os resultados obtidos beneficiem não apenas as organizações diretamente envolvidas, mas também toda a comunidade interessada na temática.

O consórcio é liderado pelo Instituto Politécnico do Porto e conta com parceiros como a Associação Empresarial de Portugal, Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz, Fundación Centro de Cirugía de Mínima Invasión, Instituto Politécnico da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidad de Salamanca – Vicerrectorado de Investigacion y Transferencia.

Focado na inovação, colaboração e uso de tecnologia avançada, o WinWork promete contribuir significativamente para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida nos locais de trabalho, estabelecendo um novo paradigma para a saúde laboral em Portugal e Espanha.

Notícias do Centro | Lusa

Coimbra revela na BTL agenda de eventos imperdíveis

Notícia anterior

Tribunal de Leiria condena 24 arguidos em processo de tráfico de droga

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra