Prazeres

Teatro da Rainha estreia “Órfãos” de Dennis Kelly

0

O Teatro da Rainha estreia, no dia 20, a peça “Órfãos”, de Dennis Kelly, numa encenação de Henrique Fialho que, até 13 de dezembro, tornará o palco num “jantar romântico convertido em laboratório do mal”.

“Até onde estaria disposto a ir na defesa de um familiar” é a questão que levanta a mais recente criação do Teatro da Rainha, com a peça que o encenador, Henrique Fialho, considera procurar “desmontar a lógica do ‘nós ou eles’”, das “pessoas de bem versus pessoas de mal”.

Em “Órfãos” um jantar romântico entre Danny e Helen é subitamente interrompido pela chegada do irmão de Helen coberto de sangue no tronco e, segundo a sinopse divulgada pelo Teatro da Rainha, “o primeiro instinto de Danny é chamar a polícia, mas Helen pede a Danny que não o faça”, alegando que o irmão tem cadastro e que a polícia pode desconfiar dele.

Entre as mentiras do irmão, Liam, as ameaças de Helen e as tentativas de manipulação de ambos para que Danny não chame a polícia, “de cena para cena, os laços familiares vão-se deteriorando” ao longo do jantar e a discussão das decisões sobre se devem ajudar o rapaz ferido ou proteger a família vão “estilhaçando por completo, com os instintos humanos mais básicos, a possibilidade de uma vida doméstica pacífica”.

Neste “jantar romântico convertido em laboratório do mal”, com “diálogos impressionantemente bem concebidos, a trama desenrola-se através de uma sucessão de argumentos, lapsos e falácias, típica dos ‘thrillers’ psicológicos cuja marca essencial é o suspense que garante tensão do princípio até ao fim”, explica o Teatro da Rainha numa nota às redações.

A discussão dos três é o moto para questionar “a volatilidade dos laços familiares, as fraturas sociais, a criminalidade, o aborto, os efeitos da imigração, o racismo, a tortura, a alienação da consciência moral e dos valores que a sustentam”, pode ler-se no texto sobre a peça de Dennis Kelly, autor de séries como “Utopia” ou “The Third Day” e vencedor de prémios BAFTA, Emmy e Tony.

Para o Teatro da Rainha, “uma das dimensões mais interessantes neste trabalho do dramaturgo inglês é precisamente o modo como nele se processa o encontro entre uma sociedade corrompida pela violência, pela cultura do ódio, e uma família num momento de disrupção motivado pelo confronto com a realidade”.

Com tradução e encenação de Henrique Fialho, “Órfãos” conta com a interpretação de Fábio Costa, Inês Barros e Tiago Moreira, cenografia de José Carlos Faria e desenho de luz de Hâmbar de Sousa.

A peça estará em cena de quarta a sábado, às 21:30, entre 20 de novembro e 13 de dezembro, na sala estúdio da companhia residente nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.

Notícias do Centro | Lusa

Leiria procura maiores de 60 anos para laboratório musical criativo

Notícia anterior

Acusado de violar regras que terão causado morte em obra em Tábua fica em silêncio no tribunal

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres