Castelo Branco

Sindicatos denunciam aumento dos transportes na Covilhã acima do limite legal

0

A União dos Sindicatos de Castelo Branco (USCB) denunciou hoje que os preços dos autocarros urbanos e suburbanos na Covilhã foram fixados acima do valor legal e considerou os aumentos “uma vergonha”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, aquela estrutura sindical anunciou que vai pôr a circular um abaixo-assinado pelos residentes no concelho da Covilhã a pedir a reversão dos atuais preços, a devolução “dos valores ilegalmente pagos” e que na região sejam aplicados programas de redução tarifária.

“Estes aumentos são absolutamente escandalosos, inaceitáveis, inexplicáveis, ilegais e injustos e, por isso, merecem o nosso total repúdio e condenação”, acentuou hoje a União dos Sindicatos de Castelo Branco.

Segundo o organismo, todos os passes sociais aumentaram o seu preço “acima dos 2,02% determinados por lei”.

A USCB acrescentou que a decisão da operadora Transdev foi tomada “com a anuência e/ou silêncio da Câmara Municipal da Covilhã”.

Para aquela estrutura sindical, o “escândalo dos escândalos” prende-se com os preços fixados para o passe mensal urbano + suburbano, que tinha um custo de 39,85 euros, devia passar para 40,97 euros e implica agora o pagamento de 47,25 euros.

“Ou seja, mais 6,28 euros do que o legal, sendo que em relação ao ano de 2024 aumenta 7,40 euros”, censurou a organização sindical afeta à CGTP.

A USCB considerou os aumentos registados “uma vergonha” e comparou a situação da região com o que acontece em outras zonas do país.

“Na Covilhã os passes aumentam, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa não sofrem qualquer aumento e na Comunidade Intermunicipal do Oeste, 13 concelhos, os transportes passaram a ser gratuitos”, argumentou a União dos Sindicatos.

No mesmo documento, a USCB frisou que no abaixo-assinado que vai ser posto a circular entre os residentes no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, é exigido que na região “sejam aplicados os programas de redução tarifária, por forma que, no curtíssimo prazo, se efetive uma redução de 50% nos passes sociais urbanos, suburbanos e urbanos + suburbanos”.

Notícias do Centro | Lusa

Companhia de teatro de Caldas da Rainha comemora 40 anos com comédia de Molière

Notícia anterior

Unidade Local de Saúde de Coimbra recebe 209 novos médicos internos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados