Castelo Branco

Sertã vai participar no Festival Gastronómico de Paris

0

 O município da Sertã vai participar no Festival Gastronómico Internacional “Maillot à Table!” em França, numa parceria de cooperação com as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Minho e do Cávado.

A informação foi hoje revelada à agência Lusa pelo município da Sertã, no distrito de Castelo Branco, que realçou a importância desta ação conjunta e inédita de cooperação e promoção internacional, entre a Câmara Municipal e o Alto Minho e o Cávado.

“Esta ação conjunta tem como principais objetivos promover a gastronomia, a cultura, as tradições e os recursos endógenos destas regiões, fomentando o intercâmbio de saberes e fortalecendo os laços de cooperação com o território francês, em particular com regiões que partilham afinidades e interesses comuns no setor gastronómico”, explicou a autarquia da Sertã.

A primeira edição do Festival Gastronómico Internacional “Maillot à Table!” decorre no dia 17, em Paris, e conta com a participação de 15 países.

No caso da Sertã, o presidente do município, Carlos Miranda, disse que esta participação decorre da estratégia de internacionalização que o município tem desenvolvido no sentido de afirmar o concelho pelas suas variadas potencialidades.

“Importa promover os produtos locais, valorizá-los e ajudar à sua comercialização, importa também divulgar o território com vista à atração de turistas” e, além disso, “divulgar o território para atração de investimento para o concelho”.

Citada na nota de imprensa, a presidente do Institut du Monde Lusophone, Isabelle de Oliveira, reconheceu que a participação destas três entidades portuguesas “cria sinergias entre França e Portugal”, ao mesmo tempo que permite “estreitar os laços com a diáspora, muitas vezes esquecida”.

Já Mariana Fernandes, da CIM Alto Minho, realçou o papel da gastronomia como um “dos elementos mais distintivos e mobilizadores da identidade” e apontou a promoção da “gastronomia e cultura regional” como principal objetivo desta participação no festival, dando a “conhecer a riqueza de produtos, de sabores e das tradições das três regiões”.

Por seu turno, Mário Constantino, vice-presidente da comunidade do Cávado realçou o “aguçar o apetite”, numa forma de convite para visitar Portugal, nomeadamente estas três regiões e assim descobrir “o melhor que se faz nos territórios”.

Notícias do Centro | Lusa

Coimbra, Espinho e Carregal do Sal no centro de operação da PJ ao combate à imigração ilegal

Notícia anterior

Militar da GNR condenado a pena suspensa na Feira por corrupção entre outros crimes

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados