A Santa Casa da Misericórdia de Seia foi distinguida com o Prémio Seniores BPI Fundação “La Caixa” pelo seu projeto “VAMOS-Cuidar em Demência”, que tem como principal objetivo a intervenção domiciliária personalizada para seniores com demência.
Este projeto resulta da experiência anterior com o projeto “VAMOS-Sentir, Estimular e Autonomizar a Vida” da Misericórdia de Seia, cuja avaliação de impacto, realizada pela Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior do Instituto Politécnico da Guarda, comprovou os bons resultados deste tipo de intervenção junto da pessoa com demência e do Cuidador Informal.
O projeto foi concebido para intervir diretamente sobre as necessidades de prestação de cuidados de pessoas com demência, contribuindo para a sua funcionalidade e autonomia, estimulação das competências cognitivas para retardamento da deterioração cognitiva e mental, incentivando o seu envolvimento social e qualidade de vida.
O apoio de 30 mil euros do prémio, será destinado à realização de visitas semanais pela equipa multidisciplinar, constituída por Neuropsicóloga, Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Terapeuta Ocupacional e Terapeuta da Fala, para que possa garantir o acompanhamento precoce dos défices cognitivos, ao mesmo tempo que permite uma articulação estreita entre os diferentes níveis de cuidados.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 14 de novembro de 2024, na Porto Business School, no Porto, e estiveram presentes Paulo Caetano (Provedor da SCM Seia) e Patrícia Amaral (Tesoureira da SCM Seia).
Comentários