DestaqueGuarda

Sabugueiro acolhe projeto multidisciplinar dedicado à água

0

A aldeia do Sabugueiro, no concelho de Seia, distrito da Guarda, acolhe um projeto multidisciplinar que explora a água nas variadas vertentes naquela zona da serra da Estrela, com residências artísticas e interações com a comunidade.

A iniciativa, denominada “O Estado da Água”, explora a água nas suas diversas componentes seja material, sensorial, visual, paisagística ou sociológica, salientam os promotores numa nota enviada à agência Lusa.

O projeto é desenvolvido pela equipa artística formada por Eunice Artur, Iana Ferreira, Inês Teles, Joana Patrão, Jorge Leal e Thierry Ferreira.

“O título da iniciativa reflete a vontade do coletivo de artistas de entender e questionar a matéria água nas suas características (matéria, cor, brilho, som, cheiro, ritmo), o modo como interage com os restantes elementos da paisagem, com a fauna e flora, as dinâmicas climáticas de extrema escassez ou abundância diluviana, assim como as interações estabelecidas com as populações permanentes e ocasionais”, descrevem os promotores.

A heterogeneidade dos seis artistas irá resultar em propostas distintas a partir do tema água.

O projeto “O Estado da Água” inclui a realização de residências artísticas, interações com a comunidade local e apresentação local dos trabalhos produzidos (desenho, escultura, instalação, fotografia e vídeo). A iniciativa contempla conversas em ‘ateliers’ abertos, oficinas de artes destinadas aos locais e visitantes, exposições em quatro espaços e edição de catálogo.

No mês de agosto vai decorrer um ciclo de ‘workshops’ já com inscrições abertas à participação dos interessados.

Na manhã do dia 10 de agosto decorre o ‘workshop’ “Olhar micropaisagens” – exploração fotográfica, com Iana Ferreira e Joana Patrão, na Praia Fluvial do Sabugueiro.

No dia 12 de agosto haverá um ‘workshop’ de desenho, com Jorge Leal dedicado ao tema “Nas margens do Rio Alva” e no dia 28 de agosto (quarta-feira), haverá uma caminhada de exploração sonora – “Sound-walk-escape: viajar no tempo pelo espaço” -, com Eunice Artur.

O projeto, que pretende afirmar a aldeia beirã do Sabugueiro como território de intervenção, é desenvolvido no âmbito da Associação de Arte e Imagem de Seia e conta com o apoio da Direção Geral das Artes (DGArtes), da Associação de Beneficência do Sabugueiro e do seu Hostel Criativo, da Câmara Municipal de Seia e do espaço de produção e divulgação Atelier Concorde.

Notícias Do Centro

Mulher encontrada morta no interior de casa em Estarreja

Notícia anterior

Prisão para homem suspeito de balear companheira em Águeda

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque