DestaqueGuarda

Pinhel abre Falcoaria para ser nova atração como Cidade Falcão

0

A Câmara Municipal de Pinhel, no distrito da Guarda, inaugura no domingo a Falcoaria, um equipamento de meio milhão de euros que pretende ser mais um polo de atração na localidade conhecida como Cidade Falcão.

“A Falcoaria enquadra-se no título que Pinhel ostenta como cidade Falcão. É um investimento de cerca de meio milhão de euros, com o apoio do Turismo do Centro de Portugal que pretendemos seja mais uma atração de visitantes ao concelho e à região”, apontou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

Com o equipamento localizado junto ao Castelo, a autarquia quer dar a possibilidade aos visitantes de assistirem a espetáculos e de interagirem com o falcão e outras aves.

“As pessoas podem estar durante algum tempo em Pinhel, uma semana ou vários dias, e poder ficar a saber como cuidar do falcão e numa componente também pedagógica saber como é que o falcão se alimenta, se trabalha e se educa”, descreveu o autarca.

A partir de domingo, o espaço irá funcionar numa parceria com o falcoeiro Paulo Martinho que estará na Falcoaria e mediante as solicitações do público fará o espetáculo do falcão e de outras aves.

“Esperamos ao longo dos próximos anos divulgar o falcão através da cidade, não só nesse espaço, mas também entre Torres e a sobrevoar a Cidade Falcão, que é Pinhel”, disse Rui Ventura.

A abertura da Falcoaria insere-se no projeto “Ver e Sentir o Falcão” delineado pela Câmara Municipal, que inclui a criação de vários miradouros ao longo do curso do rio Côa, ligados por percursos pedestres.

“O objetivo é o de que as pessoas percorram o nosso Vale do Côa, sintam aquilo que é a presença do falcão no Vale do Côa depois de poderem desfrutar e sentir o falcão na sua própria mão através da Falcoaria”, apontou o autarca.

O primeiro ponto de observação da paisagem criado foi o Miradouro da Faia, localizado na freguesia de Vale do Côa, inaugurado em abril de 2022.

Está prevista a construção de um miradouro em Vale Madeira, onde tem início o trajeto, outro em Bogalhal Velho e um outro em Cidadelhe, onde termina o percurso que vai desaguar no Vale do Côa.

A Falcoaria é inaugurada no domingo pelas 11:00, numa sessão integrada nas comemorações do 254.º aniversário da elevação de Pinhel à categoria de cidade.

Notícias do Centro | Lusa

Batalha: Aldeia Pintada Por Outros leva cinco artistas a pintar paredes na rua

Notícia anterior

Beneficiários investem 500 mil euros na requalificação do regadio da Cova da Beira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque