Viseu

Pastelaria Rua Nova vence o concurso d’A Melhor Bola de Lamego 2025

0
João Peixoto

A prova decorreu no dia 4 de junho, inserida na final nacional do Chefe do Ano, a maior e mais antiga competição em Portugal para profissionais de cozinha, no Centro Multiusos de Lamego. 

Jéssica Pereira, pasteleira e filha dos fundadores, recebeu o prémio com muita emoção. “Fiquei muito surpreendida! Mas, ao mesmo tempo, sabia que a nossa bola tinha muita qualidade”, afirmou.

A Pastelaria Rua Nova nasceu em junho 2001 pelas mãos do casal Mário e Paula Pereira. A receita da bola foi sendo, ao longo dos anos, melhorada pelo pai, conta a filha, seguindo sempre a receita tradicional da cidade.

A história da Bola de Lamego remonta ao início do século XIX, altura em que se destacou pela sua autenticidade e sabor único. A receita mantém-se fiel às origens até hoje, produzida artesanalmente tanto em casas particulares como em padarias e antigos espaços de taberna, preservando a tradição que a tornou especial. É uma presença obrigatória nas festas populares, em especial na noite de São João.

Para celebrar este ícone da gastronomia local, nasce em 2025 a 1.ª edição do concurso “A Melhor Bola de Lamego”, com o objetivo de promover a padaria regional enquanto expressão de artesanato, valorizar os profissionais, as boas matérias-primas e premiar a excelência do produto final. Nesta primeira edição serão apenas avaliadas as bolas de Carnes Fumadas.

Depois da fase de inscrição, os participantes – padarias, pastelarias e estabelecimentos de restauração e similares que produzam artesanalmente as suas próprias bolas de carne, utilizando azeite ou banha como gordura base – foram selecionados para apresentar as suas bolas numa prova cega perante um painel de júri de especialistas.

Os critérios de avaliação incluíram a cozedura e textura da massa, qualidade do recheio, sabor e apresentação. Fizeram parte do júri Olga Cavaleiro (Investigadora/Professora e Presidente de Júri), Aníbal Morais (Chefe pasteleiro Dibia Pastelaria), Teresa Serpa (Quinta da Pacheca), João Paulo Magalhães (Quinta do Ventozelo) e André Magalhães (chefe A Mesa do CAM).

“Todas as bolas apresentaram grande qualidade, algumas aproximavam-se mais da ideia da bola de Lamego. Dentro dessas, tivemos de escolher uma – muitas com sabor e textura. A bola de Lamego é feita com massa de pão, alguma gordura (azeite ou banha), e deve ser baixa, não pode ter gordura em excesso. O recheio é uma fatia de um bom enchido das Beiras, que lhe vai dar suculência e sabor. Vai permitir, com a bola que é finíssima, a crocância desejada”, disse Olga Cavaleiro.

O concurso “A Melhor Bola de Lamego” é organizado pelas Edições do Gosto, empresa responsável por eventos de gastronomia de referência, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego. Conta com o apoio das Caves Raposeira.

Viseu Dão Lafões quer classificação nacional de 18 monumentos megalíticos

Notícia anterior

Coimbra acolhe congresso europeu que vai debater os comportamentos sociais

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu