Coimbra

Ordem dos Médicos do Centro acolhe o lançamento do livro “Artigos soltos. Textos de opinião”

0

“Artigos soltos. Textos de opinião”, da autoria do médico especialista em Medicina Intensiva João Paulo Gaspar de Almeida e Sousa, é o título da obra que será lançada na Ordem dos Médicos, em Coimbra, na quinta-feira, 12 de janeiro, pelas 18:00.

Na sessão de apresentação da obra, com chancela das Edições MinervaCoimbra, serão intervenientes:Carlos Cortes, residente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Isabel de Carvalho Garcia, coordenadora da Editora da MinervaCoimbra, António Reis Marques, presidente do Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e apresentador da obra, António Casimiro Ferreira, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC), investigador do Centro de Estudos Sociais da UC e apresentador da obra, João Paulo Almeida e Sousa, médico especialista em Medicina Intensiva e autor da obra.

Este lançamento vai decorrer na Sala Miguel Torga, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em Coimbra.

Este livro contém artigos de opinião publicados pelo autor, de 2002 a 2022, fruto de uma reflexão permanente sobre alguns temas e áreas médicas, donde sobressai a sua vasta e diversificada experiência. E são a exteriorização das inquietações que ao longo de uma vida profissional foram povoando a mente do autor. Estas inquietações foram também acompanhadas de um visível desejo de contribuir para a solução dos problemas com que profissionalmente se confrontou durante anos. Esta compilação de textos são olhares críticos, em tempos diferentes, sobre a medicina e a organização da sua prestação, sobre aspetos relevantes da tecnologia que está ao dispor dos serviços de saúde, mas não esquecendo que esta é uma matéria em que não há certezas absolutas e mantêm-se muitos dilemas para resolver, lê-se numa nota enviada ao Notícias de Coimbra.

João Paulo Gaspar de Almeida e Sousa nasceu em Coimbra, a 2 de agosto de 1954. Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1978. Possui Pós-graduação em Gestão das Unidades de Saúde (Universidade Católica). É pneumologista por opção e intensivista por paixão, exerce funções no Serviço Nacional de Saúde como assistente hospitalar graduado sénior no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Possui o European Diploma in Intensive Care Medicine e foi assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No CHUC, assumiu, até 2016, funções de diretor na UGI e na AGI da Urgência e Cuidados Intensivos, tendo sido coordenador hospitalar de doação. É consultor do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), membro da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva e da Comissão Instaladora da Competência em Medicina Militar da Ordem dos Médicos. De 2016 a 2019 exerceu o cargo de presidente do Conselho Diretivo do IPST. Integrou o Conselho Regional do Centro da OM (1999 e 2004) e a direção da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (2006-2011) e foi o Coordenador da Comissão para a Criação e Admissão por Consenso à Competência em Emergência Médica. Tem dedicado também uma parte da sua vida à pesquisa histórica e à escrita. É autor dos livros “Andaram por aqui os Franceses” (2016) e “Memórias da Vila da Irmânia” (2022).

Notícias do Centro | Lusa

GNR de Leiria “encontra” 140 mil euros roubados noite de passagem de ano  

Notícia anterior

2023 sem agravamento da tarifa de água e saneamento em Arouca

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra