Coimbra

Há romaria no Santuário de Nossa Senhora das Preces

0

Neste ano de 2022, a tradicional Romaria de Nossa Senhora das Preces, que se venera no mais antigo Santuário Mariano das Beiras, realizar-se-á nos próximos dias 2 e 3 de julho, e será presidida por D. António Luciano, Bispo de Viseu.

No sábado, dia 2, retoma-se a antiga tradição da feira, ainda que em moldes diferentes dos habituais, pois privilegia-se a venda de artesanato e de produtos regionais. Durante a manhã, decorrerá a instalação dos artesãos e dos vendedores de produtos regionais, bem como a montagem dos restaurantes que começarão a funcionar ao almoço.

A feira abrirá depois de almoço e funcionará durante a tarde e à noite. Pelas 17:00 terá início o programa religioso, com o acolhimento das imagens de todas as paróquias da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul e, depois de jantar, pelas 21:00 decorrerá a Missa Campal, seguida da procissão de velas.

Terminada a procissão, o dia encerrará com uma atividade cultural e de animação musical pelo Grupo Raízes da Beira.

No domingo, dia 3, o programa religioso terá início pelas 9:00, com confissões. Por sua vez, o programa cultural abrirá pelas 09:15, com uma arruada pela Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, a que se seguirá a abertura oficial da feira, presidida por Francisco Rolo, Presidente do Município de Oliveira do Hospital.

Pelas 10:00, terá lugar a formatura das Irmandades, coordenada pelo Padre Rodolfo Albuquerque, capelão do Santuário e Pároco da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul, após o que receberá o Senhor Bispo de Viseu à entrada de Vale de Maceira e, com a Filarmónica Fidelidade, o acompanhará até ao Santuário, onde as Irmandades acolherão D. António Luciano, a que se seguirá uma saudação a Nossa Senhora.

Pelas 11:00 acontecerá um dos momentos altos da Romaria, traduzido na Missa Campal presidida pelo Bispo de Viseu. Segue-se o almoço, que tanto poderá constar dos típicos e tradicionais farnéis, degustados à sombra de árvores centenárias, como poderá ser servido pelos restaurantes que estarão
instalados no Santuário. Pelas 13:30 haverá animação musical, pela Tuna de Santo António do Alva. Depois, pelas  15:55, descerrar-se-á uma placa comemorativa desta Romaria, animada com uma largada de pombos correio.

A Romaria encerrará com a Oração do Terço, campal, com a Grandiosa Procissão do Adeus a Nossa Senhora das Preces, que integrará imagens de todas as paróquias e as irmandades da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul.

Notícias Do Centro

DCIAP faz 42 buscas em todo o país no âmbito do QREN 

Notícia anterior

Secretária de Estado do Turismo e Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo entregam prémio à população

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra