DestaquePrazeres

Oleiros tem o “único miradouro desenhado por Siza Vieira”

0

O Município de Oleiros inaugurou a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada” e cuja requalificação torna este espaço um atrativo turístico não apenas local, mas também regional, impulsionando assim a economia do Concelho através da visita de turistas.

O Miradouro do Zebro, situado na Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, passa a estar aberto ao público depois de requalificado com projeto desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, o único miradouro em Portugal com a sua assinatura.

Na inauguração estiveram presentes o Secretário de Estado do Turismo (ex-presidente da Turismo do Centro), Pedro Machado, naquela que foi a sua primeira deslocação enquanto membro do Governo ao Distrito de Castelo Branco e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.

Do Concelho, esteve presente todo o Executivo Municipal, os membros da Assembleia Municipal, os presidentes das Juntas de Freguesia e o anterior autarca, Fernando Jorge, bem como outras individualidades.

O Secretário de Estado do Turismo destacou a notável influência da “marca global” de Siza Vieira, apontando-a como uma referência, que tem os seus seguidores”, por ser um dos mais premiados arquitetos do mundo, galardoado pelo prestigiado Prémio Pritzker.

Pedro Machado salientou, ainda, que esta estrutura “surge num território improvável, no meio da natureza”, atraindo não apenas estudantes de arquitetura, mas também entusiastas de todo o mundo. O Secretário de Estado deixou rasgados elogios à visão do executivo municipal por ter conseguido uma “obra emblemática e diferenciadora”.

A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, indicou a possibilidade de um reforço na comparticipação comunitária, afirmando que “o financiamento para esta obra foi o possível, mas nunca se sabe se poderá vir mais algum apoio, porque até ao lavar dos cestos é vindima e o programa ainda não fechou”. Isabel Damasceno acrescentou que a infraestrutura “é uma mais valia para esta região, que tem características naturais ímpares e é agora um local de visita obrigatório”.

A atração de visitantes a Oleiros foi o objetivo que sustentou a ideia do anterior presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, que convidou em 2021, o arquiteto a visitar o miradouro e a estudar a sua requalificação.

Fernando Jorge reforçou que se as pessoas “quiserem ver este que é o único miradouro desenhado por Siza Vieira, terão de vir a Oleiros”. Parafraseando Fernando Pessoa, “quando Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce”, louvou o anterior presidente da Câmara Municipal de Oleiros, admitindo que foi um sonho difícil de concretizar.

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, reforçou que “temos um concelho com locais com vistasmaravilhosas” e está a ser estudada “a criação de outros miradouros e um deles está para breve”.
O autarca demonstrou o orgulho que é Oleiros passar a figurar no circuito de obras mundiais de Siza Vieira, lado a lado com outras cidades. Miguel Marques salientou que “se sermos rurais é estarmos aqui, naquilo que é mais genuíno e autêntico, naquilo que é o bem-receber, então podem-me chamar rural que eu fico e ficamos todos muito satisfeitos”.

Os discursos da inauguração foram feitos perante dezenas de pessoas que preencheram este novo espaço de contemplação da natureza, para assistir a este momento histórico, que ficará eternamente na memória do Concelho.
A requalificação do Miradouro do Zebro teve um custo total de 596.661,35€, tendo recebido financiamento de fundos comunitários, através do Portugal 2020, no valor de 414.660,46€.

O Miradouro é composto por uma plataforma de planta circular, de 15 metros de diâmetro, fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 30 metros do solo e a 150 metros desde o fundo do vale.

 

 

Notícias Do Centro

Reabertos troços 1 e 2 do maciço central da Serra da Estrela

Notícia anterior

Gouveia recebe concurso enológico “Cidades do Vinho”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque