Prazeres

“Nove capas para o Zeca” no Politécnico de Leiria

0

O Politécnico de Leiria inaugura a exposição ‘Nove Capas para o Zeca’, de José Santa-Bárbara, no dia 31 de maio. A mostra estará patente até 17 de julho na Sala Polivalente da Biblioteca do Campus 3 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, ESAD.CR, do Politécnico de Leiria.

Com curadoria de Abel Rosa, esta exposição resulta da colaboração entre Zeca Afonso e José Santa-Bárbara e das histórias que daí advieram. A programação e produção é da Associação Zeca Afonso, Núcleo das Caldas da Rainha, da ESAD.CR e das Bibliotecas do Politécnico de Leiria.

Na mostra, estará a capa de Traz Outro Amigo Também, com um retrato de Zeca com um dedo à frente, entre os retratos antigos.Fizemos essas fotos numa máquina de photomaton, em Alvalade. O Zeca lá se sentou, mas os óculos estavam sempre a descair-lhe do nariz, e a Zélia, sua mulher, teve de os endireitar”, conta o autor da mostra, citado por Abel Rosa, na descrição da exposição. A figura do animal de Eu Vou Ser Como a Toupeira foi retirada de um dicionário ilustrado, “Toupeira é a pessoa que trabalha para subverter as instituições”.

Na mostra, encontram-se as provas de cor do álbum Cantigas do Maio, o desenho deCantares do Andarilho, textos, fotografias de Patrick Ullmann durante as gravações de Cantigas do Maio, em França, uma delas histórica, com José Afonso, José Mário Branco e Francisco Fanhais sobre a gravilha do jardim do estúdio, durante a gravação de ‘Grândola Vila Morena’, refere Abel Rosa.

No dia 1 de junho, pelas 16:00, decorrerá uma aula aberta a toda a comunidade, no âmbito do curso de Design Gráfico, com o Designer José Santa-Bárbara, que partilhará o processo de criação das capas dos álbuns do Zeca Afonso.

José Santa-Bárbara nasceu em Lisboa em 1936. Designer e artista plástico, frequentou o Liceu Camões em Lisboa. Santa-Bárbara dedica-se a múltiplas áreas e atividades, design gráfico, design de equipamento urbano, interiores e mobiliário, design industrial, desenho, pintura, cerâmica (azulejo), gravura, ilustração; escultura, medalhística.

Foi o responsável pelo Gabinete de Design da CP desde 1971, tendo concebido o logótipo da empresa e o design dos interiores e exteriores das automotoras da Série 2300 (1990-94). O projeto foi a primeira experiência de design em material circulante ferroviário em Portugal e teve grande sucesso, recebeu mesmo um prémio nacional de design, com o prémio especial do júri do European Community Design Prize, o primeiro prémio internacional de design recebido por uma companhia portuguesa.

OLI inaugura a décima ampliação em Aveiro

Notícia anterior

“Se as Oleirinhas quer provar, Oleiros vai ter de visitar”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres