Castelo Branco

Minas romanas em Penamacor estão a ser alvo de novas escavações arqueológicas

0

O sítio do Leiteiro, em antigas explorações de ouro do Complexo Mineiro Romano de Mina da Presa e do Covão do Urso, no concelho de Penamacor, está a ser novamente alvo de escavações arqueológicas.

Segundo o arqueólogo do município de Penamacor que acompanha o projeto, André Oliveirinha, trata-se de uma pequena campanha, de duas semanas, com o final dos trabalhos “previsto para dia 08”.

Segundo a Câmara de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, o objetivo de nova intervenção é compreender o quotidiano das populações que trabalharam nas minas, o seu modo de vida, a estrutura social e a forma de organização do território.

Os trabalhos anteriores revelaram ter existido uma “ocupação significativa do local, relacionando-se provavelmente com o todo o processo e logística de exploração das minas”.

Em declarações à agência Lusa, André Oliveirinha sublinhou que na última intervenção no local, em 2022, “foram escavadas estruturas de ocupação associadas ao povoamento da mina, que permitiram uma datação cronológica da ocupação romana”.

De acordo com o técnico, as mais recentes escavações permitiram ter uma perceção da “verdadeira dimensão do sítio arqueológico”, muito maior do que se pensava no início das anteriores intervenções no local.

As escavações estão a ser desenvolvidas por investigadores portugueses e espanhóis, sob coordenação de Brais Currás e de Sofia Lacerda, no âmbito projeto “Aurifer tagus”, e são financiadas pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), uma agência estatal de Espanha.

Em Portugal estão envolvidas no projeto a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Penamacor.

Notícias Do Centro

REN diz que limpeza de faixas de servidão permite manter abastecimento de energia sem falhas

Notícia anterior

Turismo Centro apresentou hoje o programa da 10.ª edição do Fórum “Vê Portugal”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados