O Festival de Teatro Internacional da Ajidanha realiza-se de sexta-feira a 09 de outubro, em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, com a presença de companhias de Portugal, Espanha e Itália.
“A par da apresentação de espetáculos de teatro, ao longo de 10 dias haverá também outras iniciativas culturais, como tertúlias, documentários e exposição de fotografias”, referiu, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova.
O evento reúne companhias de teatro de Portugal, Espanha e Itália, e decorre em vários espaços da vila de Idanha-a-Nova, nomeadamente o Centro Cultural Raiano, Fórum Cultural e Teatro Estúdio Ajidanha.
O festival é inaugurado na sexta-feira, com a realização de uma formação de teatro, pela ‘Compagnia dei Giovani di Trento’ (Itália), no Teatro Estúdio Ajidanha.
Segue-se, no sábado, pelas 21:30, o espetáculo “(H)amlet”, pela ‘Compagnia dei Giovani di Trento’ (Itália), que decorre no Teatro Estúdio Ajidanha.
No domingo, pelas 17:00, é inaugurada a exposição de fotografia “O Último Jardim”, de Jose Zyberchema, no Fórum Cultural.
As 18:30, decorre a tertúlia “Descobrimentos e a Arte de Navegar”, iniciativa moderada por Elsa Ligeiro com a presença do escritor João Morgado.
Este evento realiza-se no edifício do Núcleo das Associações do Concelho de Idanha-a-Nova.
No dia 03 de outubro, pelas 21:30, o Teatro Estúdio Ajidanha recebe o documentário “Os Grandes Criadores”, de Ramón de los Santos e Elisa Bogalheiro.
De 04 a 09 de outubro, haverá um leque diversificado de espetáculos teatrais não só da Ajidanha, mas também de vários grupos vindos de Vila Velha de Ródão, Esposende, Pombal e de Espanha e Itália.
O Festival de Teatro Internacional Ajidanha tem o apoio do município local e da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes.
A Ajidanha -Associação de Juventude de Idanha-a-Nova foi fundada em 1998.
Promove diversas atividades culturais e ‘workshops’, no âmbito do teatro, da dança e das artes plásticas.
A Ajidanha cria-se com um âmbito não só ligado ao teatro, mas também alargado a outras atividades culturais e possibilita a participação alargada da população nas manifestações culturais.
A face da associação tem sido o grupo de teatro, com mais de duas dezenas de produções realizadas e apresentadas em vários festivais em Portugal, Espanha, Brasil, Canadá, Cuba e Itália.
Comentários