A Câmara de Idanha-a-Nova está a desenvolver um estudo para o desenvolvimento de um sistema de recolha de biorresíduos, cujo objetivo passa por identificar as melhores soluções de gestão, foi hoje anunciado.
“O estudo tem como objetivo identificar as melhores soluções de gestão e de valorização dos biorresíduos, atendendo às características geográficas e demográficas do concelho de Idanha-a-Nova”, refere, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.
Adianta ainda que o estudo foi financiado pelo Fundo Ambiental e a sua elaboração vai permitir à autarquia de Idanha-a-Nova “candidatar-se a mecanismos de financiamento que viabilizem os investimentos propostos”.
“Dessa forma, é possível implementar no concelho as estratégias delineadas, com vista a assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente com a máxima eficiência pelos sistemas em baixa e devidamente encaminhados para tratamento nas infraestruturas dos sistemas em alta”, lê-se na nota.
O município refere também que deste modo é possível obter benefícios económicos globais na sua valorização e evitando os “custos e impactos decorrentes da necessidade de eliminação deste tipo de resíduos”.
Comentários