Nove jovens com idades entre os 18 e os 30 anos estão a realizar ações de vigilância móvel e fixa no concelho de Proença-a-Nova, até ao final do mês de agosto, anunciou hoje o município local.
“Os jovens dividem-se em turnos de três semanas durante o período estipulado e são distribuídos em zonas de boa visibilidade para identificação de potenciais focos de incêndio, onde se costumam fixar durante cinco horas por dia”, refere, em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova.
Este município do distrito de Castelo Branco sublinha que esta presença dos jovens surge no âmbito da iniciativa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, orientada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
“A dinâmica reúne, no total, nove jovens entre os 18 e os 30 anos de idade em ações vigilância móvel e fixa, com o intuito de defender as florestas de incêndios e garantir a sustentabilidade ambiental”, lê-se na nota.
O principal objetivo desta iniciativa é tentar identificar mais rapidamente os focos destes incêndios florestais, que nos últimos anos têm afetado Proença-a-Nova, bem como toda a região envolvente.
Comentários