DestaqueGuardaPrazeres

Guarda: “Exodus” inspira evento cultural na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo

0

O “Exodus” é o tema do evento cultural que decorrerá no dia 28 e 29, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, no âmbito do projeto “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021.

Segundo a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, o evento chega a Castelo Rodrigo com um programa que “promete um fim de semana de diversão para todos os gostos e idades, com jogos para toda a família”.

O programa inclui vídeo-visita (10:30), ‘workshops’ de cozinha (das 11:00 às 17:30), ‘showcookings’ (13:00), jantar comunitário (20:00) e um concerto de Manuel de Oliveira com Marco Rodrigues (22:00).

O tema deste evento é o “Exodus”, lembrando o livro sagrado que conta a saída dos judeus para fora da sua Israel Natal e que “simboliza as partidas e chegadas de que Castelo Rodrigo tem sido palco”, refere a organização.

“Conservam-se, até aos nossos tempos, várias marcas da permanência de uma comunidade judaica na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. É o caso, por exemplo, da Casa do Rabino (uma habitação com uma estrela de cinco pontas no peitoril, que seria a residência do representante da comunidade judaica), da Cisterna Medieval (que terá sido uma antiga sinagoga), ou da antiga judiaria”.

“Castelo Rodrigo [no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo] terá sido um dos refúgios do povo judeu, na Península Ibérica”, sublinha a organização.

Este ano, o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 prevê uma atividade complementar, no domingo, dia 29 de agosto, com uma caminhada e degustação de petiscos e vinhos da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo (10:00), no Convento de Santa Maria de Aguiar.

Devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas a festa poderá “ser sentida e vivida em todo o mundo”, via ‘streaming’, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição é gratuita e pode ser feita para a totalidade das atividades ou apenas para um momento específico, sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade.

Este evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do município de Figueira de Castelo Rodrigo, Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, Associações e Agentes económicos locais, com o apoio do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Depois de Castelo Rodrigo, o ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” prossegue em Marialva (11 de setembro) Piódão (25 de setembro) Idanha-a-Velha (30 de outubro) e Monsanto (6 de novembro).

Notícias Do Centro

Penamacor: Concertos animam zonas de lazer do concelho

Notícia anterior

Proença-a-Nova: Agência Portuguesa do Ambiente fiscaliza água do Ocreza

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

Mais em Destaque