Leiria

Freguesia de Tornada nas Caldas da Rainha elevada a vila

0

A Assembleia da República (AR) aprovou hoje, por unanimidade, a elevação a vila da povoação de Tornada, no concelho das Caldas da Rainha, na sequência de dois projetos-lei apresentados pelo PSD e pelo PS.

Os projetos-lei dos dois partidos defendiam a elevação da povoação, localizada a cinco quilómetro da sede do concelho das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, sustentando tratar-se de uma freguesia “em franca expansão” e servida por diversas infraestruturas sociais, educativas, de saúde, recreativas e culturais e desportivas.

A freguesia conta no seu território com escolas, lares e residência seniores, associações desportivas e culturais e várias estruturas na área saúde, entre as quais a Unidade de saúde familiar, farmácia, laboratório de análises clínicas e clínica dentária.

Dispõe ainda de ATM (Multibanco), posto de correios e, no plano turístico e do património cultural, destaca-se o Centro Ecológico Educativo do Paúl de Tornada – classificado como Sítio Ramsar desde 2001 e como Reserva Natural Local a 02 de julho de 2009, integrando a Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Na proposta do PSD os deputados eleitos pelo círculo de Leiria juntavam ainda a importância histórica da povoação, associada à fundação da cidade das Caldas da Rainha pela Rainha D. Leonor.

Conta a lenda que a Rainha D. Leonor vinha do seu castelo de Óbidos e ia para a Batalha encontrar-se com D. João II, seu marido, quando, ao passar por Caldas [então chamada Caldas de Óbido] viu umas pessoas que tomavam banho numas poças de água que “cheiravam mal” e que lhe disseram serem curativas.

A Rainha, que tinha um problema de pele, tomou banho nas águas e, sentindo-se melhor, resolveu “retornar”, ficando o local conhecido como Tornada, lembra o PSD no decreto-lei.

O texto final, aprovado hoje em plenário, determina agora a elevação a vila da freguesia com 19,7 km² de área e 3.561 habitantes, segundo os Censos de 2011.

Em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, foi agregada com a freguesia de Salir do Porto, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto, da qual é a sede.

Esta é a terceira povoação do concelho a ser elevada a vila, depois de Salir do Porto e Salir de Matos.

Notícias do Centro | Lusa

Cinfães aumenta apoios a médicos para os fixar no concelho

Notícia anterior

Misericórdia de Coimbra conta 500 anos de história em obra de dois volumes

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria