O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, participou, no dia 7 de novembro, numa conversa informal no âmbito da formação “Felicidade & Trabalho Estratégias a implementar”, promovida pela Câmara Municipal.
“Escolhe um trabalho de que gostes e não terás de trabalhar um único dia na tua vida.” Será mesmo assim?! Foi esta questão imposta à célebre frase de Confúcio que marcou o início do encontro que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A formação “Felicidade & Trabalho Estratégias a Implementar”, a primeira ação do Programa de Capacitação Turística de Oliveira do Hospital criado pela autarquia, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do Turismo do Centro, teve, igualmente, a participação da vereadora com o pelouro do Turismo, Graça Brito.
O encontro contou com a presença de mais de três dezenas de formandos, entre funcionários do Município de Oliveira do Hospital, profissionais da área do Turismo de Oliveira do Hospital e colaboradores de IPSS deste concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal, o tema atual da felicidade no trabalho e a implementação de estratégias para a promoção de organizações felizes “assume se como um aspeto diferenciador nos organismos de maior sucesso”, na medida em que “já está comprovada a ligação direta entre colaboradores felizes e resultados positivos”.
“Estes resultados são visíveis no trabalho de equipa, na produtividade e na criatividade dos colaboradores, bem como no envolvimento destes com a organização”, acrescenta José Francisco Rolo.
Por outro lado, acrescenta, implementar estratégias de promoção de bem
estar no trabalho “é também promover uma melhor gestão emocional perante os bons, ou os maus, resultados que possam surgir”, em determinados momentos do percurso profissional de cada colaborador.
Também a “autonomia” conferida aos colaboradores, enquanto “voto de confiança” no trabalho em desenvolvimento é, para a vereadora Graça Brito, “geradora e potenciadora” de ambientes de trabalho felizes.
A formação “Felicidade & Trabalho Estratégias a Implementar” tem como objetivo capacitar os participantes para medir a felicidade no trabalho e dotar os mesmo de estratégias para promoção de felicidade nas organizações.
O Programa de Capacitação Turística de Oliveira do Hospital é uma medida implementada pela autarquia e visa apoiar e dotar, de forma mais próxima, empreendedores e colaboradores do setor do turismo na “arte da hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos de participação gratuita.
De igual modo, pretende fazer face às necessidades locais aplicáveis à diversidade das empresas do setor e empresas do setor e assumir-se como um instrumento de captação de talento, através da se como um instrumento de captação de talento, através da qualificação de pessoas de outros setores em regime de desemprego que pretendam ingressar na área e contribuir para alavancar o Turismo de Oliveira do Hospital.
A implementação do Programa de Capacitação Turística de Oliveira de Hospital decorre até julho de 2024 com ações de formação gratuitas, ministradas por profissionais da até julho de 2024 com ações de formação gratuitas, ministradas por profissionais da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do Turismo do Centro. Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e do Turismo do Centro.
“Enogastronomia Enogastronomia – Harmonizações Perfeitas” é o tema da próxima formação, a decorrer feitas” é o tema da próxima formação, a decorrer nos dias 21 e 23, no Museu do Azeite, em Bobadela, e no dia 27 de novembro na Quinta dos Lobos, em Gramaços. Das 15:30 às 18:30 nos três dias.
O encontro é de participação gratuita, mediante inscrição obrigatória através da atória através da plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal .
Mais informações sobre o Programa de Capacitação Turística “Turismo + Próximo” ou dúvidas com a inscrição na plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal, contacte através do email ou do telefone 238 605 250, ou presencialmente no Posto de Turismo de Oliveira do Hospital, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, na Biblioteca Municipal.
Comentários