Prazeres

Festival LEME regressa a Ílhavo com duas estreias absolutas e 11 nacionais

0

O festival de circo contemporâneo LEME regressa a Ílhavo, no distrito de Aveiro, de 05 a 08 de dezembro, com 16 espetáculos, dois dos quais em estreia absoluta e 11 em estreia nacional, informou hoje a organização.

Organizado pelo município, através do projeto cultural 23 Milhas, em parceria com a Bússola, estrutura de desenvolvimento de projetos artísticos, o LEME acolhe, ao longo de quatro dias, 42 exibições de 16 espetáculos, incluindo 11 estreias nacionais e duas estreias absolutas, envolvendo 19 companhias, naturais de 13 países, refere uma nota camarária.

Uma das estreias absolutas é “Ego”, de João Pataco, em que explora o que há dentro da sua cabeça e a forma como isso se materializa no seu corpo, através da música, do teatro, da técnica ‘clown’ e do movimento.

A outra estreia absoluta é “Weaving Windows”, do projeto Beta Circus, que habita e humaniza o espaço público do Planteia, convocando a comunidade ilhavense a participar.

Da programação deste ano, fazem ainda parte as estreias nacionais de “Konstrukt”, da croata Dora Comenda (espetáculo finalista da plataforma Circusnext), de “Damocès”, da companhia francesa Cirque Inextremiste, o baile em bicicleta “La Bande à Tyrex”, do coletivo francês com o mesmo nome, e “Glorious Bodies”, que marca o regresso da companhia belga Circumstances, em que seniores que já foram artistas de circo enfrentam e ultrapassam os novos limites dos seus corpos.

No contexto da convocatória pública da Outdoor Arts Portugal Showcase, que convocou artistas a apresentar propostas para o espaço público, serão apresentados os espetáculos “Cafelina”, de Merlina, “Caravana”, do Projecto EZ, e “Concorda”, da companhia portuguesa com o mesmo nome.

O programa inclui ainda a apresentação das criações do projeto “Hand to Hand” e quatro projetos da categoria Navegar (secção dirigida aos estudantes/criadores das escolas portuguesas de circo, que apresentam trabalhos em construção).

Na componente formativa, promovem-se duas oficinas e um fórum internacional reunindo profissionais, artistas e estudantes de circo contemporâneo que vão refletir sobre temas como arte em espaço público e bem-estar social e circo e arte participativa.

No decorrer do processo de criação, será possível assistir a um ensaio aberto do espetáculo, no contexto da Noite Europeia do Circo, a 16 de novembro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Notícias do Centro | Lusa

Murtosa: JMS compara marca Mundinter

Notícia anterior

Homem suspeito de agredir a mãe detido em Viseu

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres