Aveiro

Festa do Pão de Vale de Ílhavo com queijos e enchidos da Guarda

0
A Festa do Pão de Vale de Ílhavo realiza-se de 28 a 30 de março, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo. Este é o evento em que o Município de Ílhavo celebra a tradição da confeção artesanal das padas, folares e broa, que, em Vale de Ílhavo, tem passado de geração em geração.
Pela primeira vez, a Festa do Pão de Vale de Ílhavo vai receber dois municípios convidados – Albergaria-a-Velha, que traz o seu pão tradicional; e Guarda, com os seus queijos e enchidos. Ambos terão um espaço dedicado para venda dos seus produtos, valorizando assim a experiência dos visitantes.
Antes do início oficial da festa, na tarde de 23 de março, às 16:00, a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” abre as portas da sua sede para a iniciativa “Porta Aberta”, que mostra como se faz o Pão em Vale de Ílhavo. Aprendem-se os segredos da confeção artesanal, mete-se a mão na massa e, enquanto o pão vai para o forno a lenha, ouvem-se contos, pela voz de Miguel Gouveia. Por fim, come-se o pão, ainda a escaldar.
Já no Jardim Henriqueta Maia, a Festa do Pão começa em pleno, no dia 28 de março – de manhã com atividades direcionadas ao público escolar e à tarde com um programa exclusivo a seniores. Neste dia já é possível comprar pão com chouriço ou bacalhau entre as 12:00 e as 14:30.
A abertura oficial da Festa do Pão de Vale de Ílhavo acontece no dia 29 de março, sábado, às 14h30, com a presença de todas as padeiras e moagens participantes, seguindo-se uma performance da banda de percussão de Vale de Ílhavo “Toca a Baldar”.
As padeiras estarão a vender pão e folar durante as tardes de sábado e de domingo, a partir das 14:30, até ao stock existente. “Os Baldas” e “Os Cardadores” garantem o serviço de bar, com pão com chouriço ou bacalhau, entre as 12:00 e as 14:30, no dia 28 de março, sexta-feira; e entre as 11:00 e as 19:00, nos dias 29 e 30 de março, sábado e domingo.
Durante as tardes de fim de semana, o Jardim Henriqueta Maia vai estar sempre animado. No sábado, Mr. Milk traz ao jardim a “Família Cómica – Personagens do Povo”; no domingo, há “Gaitas Sirigaitas” e estátuas vivas. Quem não falta à festa são os Cardadores de Vale de Ílhavo, que, no domingo, deverão chegar pelas 15:00 ao jardim.
Em ambos os dias, entre as 14:30 e as 18:00, há “Porta da Bagageira”, uma feira de venda de usados, promovida pela Junta de Freguesia de São Salvador.
Novidade deste ano são os showcookings “Tapas” – sábado com Bárbara Pereira, concorrente do programa de televisão “Masterchef” e proprietária da pastelaria “Junes”, em Ílhavo; domingo é a vez de Filomena Grave, conhecida por todos como Dona Mena, que é também o nome do seu restaurante em Vale de Ílhavo.
A Festa do Pão de Vale de Ílhavo encerra com a atuação do Rancho da Casa do Povo de Ílhavo, às 18 horas.
Apesar dos principais ícones de Vale de Ílhavo estarem representados no Jardim Henriqueta Maia, durante a Festa do Pão, no domingo de manhã há uma visita interpretativa a Vale de Ílhavo para conhecer “in loco” o património material e imaterial deste lugar, recentemente incluído na rede “Aldeias de Portugal”.

Notícias do Centro | Lusa

“Primavera Cicável” convida as famílias da Murtosa para um “grande passeio cicloturístico”

Notícia anterior

“Elite Quebra Costas Internacional” junta 700 bombeiros no próximo sábado em Coimbra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro