DestaquePrazeres

Feira de São Mateus  limitada a 25.000 pessoas em dias de espetáculo

0

A Feira de São Mateus (FSM), em Viseu, terá um limite de 25.000 pessoas em dias de espetáculo, por motivos de conforto e segurança, anunciou hoje a Viseu Marca, entidade que organiza o certame.

“Quem vai à feira [de São Mateus] tem de ter níveis de segurança e de conforto a ver um espetáculo e limitaremos, nesses dias, a um número de 25.000 pessoas para podermos ter conforto suficiente sem qualquer risco”, anunciou o presidente da Viseu Marca.

Pedro Alves acrescentou que o número em causa foi coordenado com a equipa de segurança da Feira de São Mateus para que não haja qualquer desconforto como aconteceu em 2023, no dia do concerto dos Calema, no qual que estiveram mais de 35.000 pessoas no recinto.

“Temos de estar todos satisfeitos. Nós, com o serviço que prestamos, e quem nos visita”, justificou.

Pedro Alves disse ainda que “o palco será recuado um pouco, dando espaço para mais 5.000 pessoas, ou seja, o espaço será melhor apresentado e, além de uma nova imagem, haverá também ecrãs ao longo do picadeiro”, a avenida em frente ao palco.

Entre os nomes já confirmados, “porque mais à frente serão avançados outros artistas, estão Nuno Ribeiro, Dama, Rui Veloso, Raya, Miss Cindy, Diogo Piçarra, Xutos & Pontapés, David Carreira, Paulo Gonzo, Augusto Canário, Ivandro e Sara Correia”.

Para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, haverá “um espetáculo com as Vozes de Abril, porque a Feira também comemora 50 anos de Liberdade e isso tinha de ser assinalado”.

Pedro Alves falava hoje aos jornalistas no decorrer da apresentação da 632.ª edição da Feira de São Mateus que decorre entre 01 de agosto e 08 de setembro, “de forma oficial, embora o certame continue até dia 21, dia de São Mateus e feriado municipal”.

Nessas duas semanas, a programação será da responsabilidade da Câmara Municipal de Viseu, disse o presidente da autarquia, “e ficam os feirantes que desejarem sem pagarem mais por isso”.

serão duas semanas de “verdadeira feira franca, como é apelidada”.

Fernando Ruas adiantou que o espaço acolherá “a festa das freguesias e concertos de artistas locais” e haverá ainda espaço, para as marchas vencedoras deste ano do Santo António, embora a programação seja apresentada em breve.

No período em que decorre a Feira, realiza-se, pela primeira vez, “um ano de experiência, o Mateus Fest, um festival urbano que decorre no recinto, aproveitando o equipamento instalado para a sua realização”.

“É a primeira edição, mas julgo que é para continuar. É uma oportunidade para trazermos artistas com dimensão internacional e com outro nível de posicionamento, que de outra forma seria difícil de enquadrar”, justificou.

No entender de Pedro Alves, este festival “vai permitir lançar uma nova marca para Viseu e uma forma de comunicar a cidade e a região, assim como acrescentar valor, porque é possível oferecer o que outras cidades oferecem”.

O Mateus Fest, que decorre entre 01 e 03 de agosto, tem já confirmada a presença de “nomes consagrados, como os irlandeses The Script e Gavin James, e os artistas nacionais Fernando Daniel e Hybrid Theory”.

O Desporto também marca a edição deste ano “com uma agenda muito forte, não fosse Viseu cidade europeia do Desporto” e “a habitual maratona será a partir de agora a Maratona Carlos Lopes, num tributo ao atleta viseense” que há 40 anos, em 1984, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Este ano, acrescentou Pedro Alves, a Feira vai “dar continuidade ao plano de sustentabilidade que vai ser reforçado com o melhoramento da recolha de resíduos e outros aspetos que precisam de ser melhorados”.

Notícias Do Centro

“O RUNSET é uma clara demonstração do espírito de iniciativa e da proatividade dos alcobacenses”

Notícia anterior

 Guarda exige a rápida reabertura da Linha da Beira Alta

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque