DestaquePrazeres

Exposição dedicada à obra plástica e música do português Alfredo Keil em Castelo Branco

0

No próximo sábado, dia 14 de janeiro, pelas 16h:00, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, vai ser inaugurada uma exposição dedicada à obra plástica e música de Alfredo Keil (1850-1907), artista português multidisciplinar, criador do hino nacional.

A exposição ficará patente ao público até 2 de abril de 2023, intitulada “Alfredo Keil, Harmonias”, conta com a coordenação geral de Sílvia Moreira e de Francisco Keil Amaral (Pitum), a exposição reúne as várias facetas ou Harmonias do artista como pintor, músico, compositor, fotografo, escritor e colecionador de instrumentos musicais.

Da sua obra plástica temos um importante conjunto de pinturas e desenhos, maioritariamente paisagens, que introduzem os valores naturalistas, daí ser considerado um naturalista romântico, incidindo maioritariamente sobre vistas dos seus locais preferidos em Portugal: Sintra, Zêzere e Lisboa. Em viagens pelo estrangeiro pintou também paisagens em França, na Alemanha e em Itália.

Na área da música, a exposição conta com peças do Museu Nacional da Música e do Teatro Nacional São Carlos. A mostra inclui ainda documentação diversa, como a correspondência trocada com os compositores de ópera italianos Verdi e Puccini.

Também podemos destacar documentos e objetos relacionados com a sua obra mais famosa, o hino nacional, incluindo a partitura original de “A Portugueza”, além da sua faceta de compositor de ópera, com vários cenários das suas quatro óperas: a “Serrana”, “Irene”, “Dona Branca” e “Susana”.

Politécnico da Guarda qualifica futuros profissionais de hotelaria e turismo em Foz Côa

Notícia anterior

Trio usa alicate e chaves de fendas para roubar carros na Guarda

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque