Já se encontra em pleno funcionamento o sistema de estacionamento nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado, que permite aos condutores encontrar lugares disponíveis mais facilmente.
Integrada como projeto piloto na Plataforma de Gestão Integrada da Mobilidade de Leiria, esta rede é composta por sensores em cada um dos lugares existentes nas duas artérias, com ligação a cinco sinais direcionais informativos à entrada das avenidas e no cruzamento com a Rua João Paulo II, dando informação em tempo real sobre os espaços vagos nos respetivos troços.
A tecnologia agora implementada permitirá disponibilizar os dados a plataformas de navegação compatíveis com este tipo de informação de forma mais precisa e atualizada e os condutores poderão previamente conhecer os lugares de estacionamento por ocupar, o que irá facilitar o planeamento antecipado dos trajetos a seguir.
Na Avenida Nossa Senhora de Fátima e na Avenida General Humberto Delgado, foram instalados 265 sensores alimentados a bateria, nos lugares destinados a condutores de veículos ligeiros, de mobilidade condicionada e de viaturas elétricas, num investimento de 89.881 euros.
Este sistema de estacionamento inteligente é o primeiro passo da Plataforma de Gestão Integrada da Mobilidade de Leiria, ferramenta que o Município irá adquirir com o objetivo de facilitar a informação, o acesso e a utilização dos parques de estacionamento e dos transportes públicos da cidade.
A área da Mobilidade tem sido uma forte aposta por parte do Município e a estes projetos podem ser acrescentados a rede pública de bicicletas partilhadas e o CicloExpresso, iniciativa que possibilita que alunos do 1.º ciclo do ensino básico possam fazer parte de “comboios” de bicicletas e ir até às respetivas escolas.
Comentários