Prazeres

“Crenças e credos” em Castelo Rodrigo, Trancoso e Almeida

0

 A criação teatral “Crenças e credos”, desenvolvida pela CriaCôa com a comunidade de Vila Nova de Foz Côa, vai ser apresentada nos concelhos de Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida, no distrito da Guarda.

A segunda produção do projeto CriaCôa sobe sábado, às 21:30, ao palco no Largo da Igreja de Moreira de Rei, no concelho de Trancoso, dia 20 o trabalho é mostrado no Largo de Santo Cristo, em Vermiosa, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, e dia 21 no Largo da Igreja de Malpartida, em Almeida.

“Crenças e credos”, encenada por Ana Todo Bom, foi uma dramatização concebida para o espaço público e explora as profundas raízes das crenças e credos na comunidade local.

“Através de histórias locais, a peça revela como esses rituais moldam vidas, alimentam medos e perpetuam mitos”, referiu, em comunicado enviado à agência Lusa, o projeto da Cooperativa Artística da Raia Beirã.

A CriaCôa pormenorizou que a produção se centra num enredo onde o sagrado e o profano se entrelaçam, os personagens confrontam as suas superstições, questionam as tradições e fazem refletir sobre o impacto dessas práticas nas suas vidas quotidianas e no tecido social da comunidade.

A direção artística é da responsabilidade de Simão Barros, a cenografia e direção técnica de Luís Rocha e a música e sonoplastia de Rolando Ferreira.

A peça é protagonizada por Ana Maria Carvalho, Ana Sousa, Agostinho Soares, Bárbara Pinto, Dina Regalo, Margarida Monteiro, Margarida Pinto, Maria João Fragueiro, Maria José Encarnação, Marina Castanheira, Olga Botto e Vera Carvalho.

O projeto CriaCôa tem no horizonte a terceira criação, “Mulher interior”, e convida a população de Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, a juntar-se dia 19 de setembro, às 19:30, na Sala Geradora, no edifício da antiga escola primária, para participar na construção deste teatro comunitário.

CriaCôa é um projeto da Cooperativa Artística da Raia Beirã, em parceria com A Geradora – Cooperativa Integral, Associação Cultural “Conheça a sua aldeia” Freixo e CCR Mêda e tem o apoio dos municípios de Almeida, Mêda, Trancoso, Foz Côa e freguesia de Castelo Rodrigo.

Notícias do Centro | Lusa

Julgamento da Operação Vórtex arranca na quinta-feira no Tribunal de Espinho

Notícia anterior

Mil utentes do Interior do país beneficiaram de operação gratuita às cataratas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres