Castelo Branco

Covilhã Innov Summit promove invocação e empreendedorismo no município

0

A Câmara Municipal da Covilhã e a Universidade da Beira Interior organizam, entre 12 e 14 de março, a primeira edição da Covilhã Innov Summit, um evento focado na dinamização do ecossistema empresarial da região e na promoção de tecnologias, inovação e empreendedorismo.

A iniciativa vai decorrer no Teatro Municipal da Covilhã, em formato de uma
grande conferência que engloba a realização de palestras, mesas redondas,
debates, competições tecnológicas e ‘workshops’, que destacam as tendências
emergentes e soluções criativas para os desafios do futuro.

Ao longo dos três dias, a Covilhã Innov Summit vai reunir líderes empresariais, investigadores, representantes de ‘startups’, empreendedores e investidores para debater temas fundamentais como inteligência artificial, inovação digital, modelos de negócio inovadores, ‘deep tech’ e novas tecnologias.

“Será mais espaço de inspiração e de partilha de conhecimento e de experiências, que se coaduna com a estratégia que o Município da Covilhã tem vindo a seguir para a atração de investimento e criação de novos postos de trabalho”, como aponta Hélio Fazendeiro, Chefe do Gabinete do Presidente e responsável do Município na organização do evento.

Lembrando que a Covilhã sempre foi terra de inovação e empreendedorismo,
destacando-se em várias áreas – que vão desde o têxtil, às novas tecnologias e às soluções inovadoras – Hélio Fazendeiro também destaca a importância da
realização desta iniciativa para confirmar e valorizar os grandes projetos que já estão a ser desenvolvidos no Concelho e na região.

Realça igualmente a parceria estabelecida com a UBI para a realização da Covilhã Innov Summit: “Tal como temos feito noutras ocasiões, estamos a unir esforços no sentido de criar e potenciar as melhores condições para as nossas empresas e empreendedores, nomeadamente ao nível da transferência de conhecimento entre as empresas e o meio académico”.

“Será uma oportunidade única para aprender e partilhar ideias e, sobretudo, para fortalecer a Covilhã como um polo de inovação e atração de investimento”, acrescenta.

Destacando a importância da UBI para afirmar a região como motor de
desenvolvimento tecnológico e de inovação, Dina Pereira, Diretora Executiva da UBIMedical e responsável da UBI na organização do evento, também salienta a oportunidade da realização desta conferência de inovação, lembrando que será a “primeira edição de muitas, destinada a partilhar a inovação de sucesso que mapeia a região em áreas tão prementes como a saúde, o digital, a inteligência artificial, os dados, a farmacêutica, a biotecnologia e as ‘smart cities’, entre outras”.

“É o momento de criarmos um fórum para, não só apresentar o que de melhor
tem a região em termos inovadores, mas também de criar plataformas de
fertilização cruzada com outras empresas de dentro e de fora do território, com facilitadores e aceleradores da inovação”.

Um evento que deverá “servir de catalisador para, juntamente com decisores e
políticos, alavancar medidas e instrumentos para incentivar o crescimento das
‘startups’ que aqui nascem, para se projetarem a nível global”, aponta.
“Vão ser três dias de discussão rica, viva e fértil, entre empreendedores,
inovadores, decisores políticos, facilitadores e investidores, todos a remar no
mesmo sentido – colocar a inovação da região no Mundo”, conclui.

Entre os nomes já confirmados estão Joaquim Miranda Sarmento, Ministro de Estado e das Finanças, Ana Abrunhosa, Deputada e Ex-Ministra da Coesão
Territorial, António Brochado Correia, PWC Territory Senior Partner, João Costa Ribeiro, Galp Lead Open Innovation Manager, Tamas Szeker , Co-Founder & Director da iScale Group e General Partner na iScale Ventures, André Albergaria, Co-Founder & Principal na Biovance Capital, Ana
Palmeira – General Manager da Labfit HPRD Lda, Paulo Oliveira – CEO da Bang Produções, Luís Filipe Lages, Professor & Director VCW Lab at Nova SBE, Alexandra Rodrigues, Vice-Presidente da CCDR, Marilia Santos – Startup Portugal Head of Growth & Acceleration e Gergő Gulyás – Co-founder of iScale Hub.

Projeto BORA! mobilizou mais de 250 alunos de Viseu Dão Lafões para uma vida mais saudável

Notícia anterior

André Sardet ao vivo no Auditório Municipal Carlos Paredes

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados