Portugal

“Consumir nacional é a lógica da Batata!”

0

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lançou uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa e desafia os consumidores a fazerem a escolha mais evidente, “Consumir nacional é a lógica da Batata!”.

Apresentada em Salvaterra de Magos, a campanha da Porbatata é protagonizada pela Miss Tata, a marca coletiva da batata nacional, e conta com o apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).  A campanha foi dinamizada nas redes sociais e está visível nos suportes de comunicação das cadeias de grande distribuição que aderiram à iniciativa. O objetivo é sensibilizar os consumidores para as vantagens de consumir local e nacional e esclarecer mitos à volta deste alimento, um dos mais consumidos em todo o mundo.

 Algumas das questões levantadas são, Se consumir local é melhor para o ambiente, porque não escolhemos batata portuguesa? Se a nossa batata é nutritiva e não engorda porque continuamos a retirá-la da nossa alimentação? Se a batata cabe em qualquer orçamento porque não a utilizamos mais nas nossas refeições? As respostas são simples, consumir nacional, saudável, sustentável e de forma económica é a lógica da batata.

 “A batata portuguesa merece estar na mesa dos portugueses e, por isso, a Porbatata lança a sua campanha anual para sensibilizar os consumidores a fazerem a escolha mais lógica: comprar nacional. Num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental. É preciso, também, desfazer mitos de que a batata é um alimento com poucas vantagens nutricionais. Não só é um produto saudável, como é económico e muito versátil. Com esta campanha convidamos todos a discutir a Lógica da Batata!”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

Criada pela associação para promover a batata portuguesa, a Miss Tata personaliza as características deste produto de destaque na gastronomia. Fresca, nova, acabada de colher e aliada de uma alimentação saudável, a batata portuguesa distingue-se por ser das primeiras na Europa a chegar ao mercado.

 Em 2022, as exportações de batata aumentaram 23%, para 24,6 milhões de euros. Em quantidade, as vendas para os mercados internacionais também cresceram de forma expressiva, 56%, para mais de 81 milhões de quilos. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que representa 67% do valor total das exportações.

A produção de batata em Portugal ocupa uma superfície agrícola de 16 804 hectares. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a produção ultrapassou as 413 mil toneladas em 2021.

Ordem dos Médicos do Centro apresenta “A Mãe que Há em Mim”

Notícia anterior

Traficante “apanhado” pela GNR em Viseu numa investigação que durou 5 meses

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Portugal