A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lançou uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa e desafia os consumidores a fazerem a escolha mais evidente, “Consumir nacional é a lógica da Batata!”.
Apresentada em Salvaterra de Magos, a campanha da Porbatata é protagonizada pela Miss Tata, a marca coletiva da batata nacional, e conta com o apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). A campanha foi dinamizada nas redes sociais e está visível nos suportes de comunicação das cadeias de grande distribuição que aderiram à iniciativa. O objetivo é sensibilizar os consumidores para as vantagens de consumir local e nacional e esclarecer mitos à volta deste alimento, um dos mais consumidos em todo o mundo.
Algumas das questões levantadas são, Se consumir local é melhor para o ambiente, porque não escolhemos batata portuguesa? Se a nossa batata é nutritiva e não engorda porque continuamos a retirá-la da nossa alimentação? Se a batata cabe em qualquer orçamento porque não a utilizamos mais nas nossas refeições? As respostas são simples, consumir nacional, saudável, sustentável e de forma económica é a lógica da batata.
“A batata portuguesa merece estar na mesa dos portugueses e, por isso, a Porbatata lança a sua campanha anual para sensibilizar os consumidores a fazerem a escolha mais lógica: comprar nacional. Num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental. É preciso, também, desfazer mitos de que a batata é um alimento com poucas vantagens nutricionais. Não só é um produto saudável, como é económico e muito versátil. Com esta campanha convidamos todos a discutir a Lógica da Batata!”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.
Criada pela associação para promover a batata portuguesa, a Miss Tata personaliza as características deste produto de destaque na gastronomia. Fresca, nova, acabada de colher e aliada de uma alimentação saudável, a batata portuguesa distingue-se por ser das primeiras na Europa a chegar ao mercado.
Em 2022, as exportações de batata aumentaram 23%, para 24,6 milhões de euros. Em quantidade, as vendas para os mercados internacionais também cresceram de forma expressiva, 56%, para mais de 81 milhões de quilos. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que representa 67% do valor total das exportações.
A produção de batata em Portugal ocupa uma superfície agrícola de 16 804 hectares. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a produção ultrapassou as 413 mil toneladas em 2021.
Comentários