No próximo dia 21 de abril, pelas 21:30, a Biblioteca Municipal de São João da Madeira vai promover a conferência “Os livros para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas”.
No âmbito do Ciclo Mandarim: Literatura, Património e Tradições, a Biblioteca Municipal de São João da Madeira, em parceria com o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro irá promover esta conferência tendo como oradora convidada, Glória Bastos, professora da Universidade Aberta.
A sessão é dirigida a professores, bibliotecários, educadores, animadores socioculturais e público em geral com interesse na temática.
O lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de respeito e aceitação das diferenças culturais, potenciando uma melhor compreensão do mundo que nos rodeia. Estas dimensões serão analisadas a partir de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados, com um foco especial no livro O Conto dos Chineses, de José Cardoso Pires.
Comentários