Prazeres

Coimbra apresenta espetáculo sobre luta contra o fascismo na Europa de Leste

0

O espetáculo “Amores de Leste – Hotel Europa”, sobre a luta contra o fascismo na Europa de Leste, sobe na quarta-feira ao palco do grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, anunciou hoje a organização.

De acordo com uma nota dos promotores, enviada à agência Lusa, o projeto “tem como ponto de partida as vidas de pessoas que, como parte da luta contra o regime fascista e colonialista português, viveram na Europa de Leste”.

“Estas pessoas combatiam pelo fim da ditadura e pela independência das antigas colónias como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde”.

O espetáculo – que incide sobre as relações entre o amor, laços familiares e a política – versa sobre o impacto que o tempo passado a Leste, para além da chamada Cortina de Ferro, teve nas vidas dos combatentes antifascistas, e questiona se essa experiência mudou a perspetiva dessas pessoas acerca do comunismo.

“Alguns deixaram o partido após essa experiência. Outros mantiveram-se comunistas. Alguns apaixonaram-se e formaram família no outro lado da Cortina; outras famílias desmoronaram com o colapso do comunismo em 1989”.

Criado por André Amálio e Tereza Havlíčková, “Amores de Leste – Hotel Europa” é interpretado pelos dois autores e Beatrice Cordier, Andreia Galvão, Jorge Cabral e Mbalango.

Tem a duração de 90 minutos e é falado em português, changana (dialeto da áfrica austral, que é uma das línguas faladas em Moçambique e noutros países africanos), alemão, russo e checo, e legendado em português.

Está agendado para as 19:00 de quarta-feira no grande auditório do Convento São Francisco.

O bilhete geral custa 10 euros, havendo bilhetes a oito euros para maiores de 65 anos, grupos de adultos com mais de 10 pessoas e estudantes, disse fonte daquele equipamento cultural.

A Hotel Europa “é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura / DGArtes e este projeto é financiado pelo Fundo de Fomento Cultural”.

Notícias do Centro | Lusa

Câmara e Clube Náutico de Pedrógão Grande preocupados com impacto de central solar flutuante

Notícia anterior

Troviscal Trail está de regresso ao concelho da Sertã

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres