Aveiro

CO2 Metal Roadmap mobiliza mais de 100 empresas para a descarbonização do setor eletromecânico

0

O Seminário de Apresentação do Roteiro de Descarbonização do Setor Eletromecânico, que decorreu no dia 27 de fevereiro no auditório da AIDA CCI, em Aveiro, reuniu mais de 100 empresas, especialistas e entidades estratégicas para debater soluções concretas para a transição sustentável do setor.

Promovido pela AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e pela ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas, o evento teve como principal objetivo apresentar e divulgar o Roteiro de Descarbonização, um documento estratégico desenvolvido no âmbito do CO2 Metal Roadmap.

Este roteiro fornece um plano estruturado e setorial, ajudando as empresas a compreender de forma clara as metas e métricas para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, bem como as soluções tecnológicas e os investimentos necessários para uma transição eficaz.

A sessão de abertura contou com a presença de Fernando Paiva de Castro, presidente da AIDA CCI, e de Paulo Salvador Barradas, presidente da ANEME, que destacaram a importância deste roteiro para a competitividade e sustentabilidade do setor.

Durante a tarde foram apresentadas ferramentas fundamentais para a descarbonização do setor, com especial destaque para a Calculadora CO2 Metal Roadmap, uma ferramenta inovadora que permite às empresas medir a sua pegada de carbono organizacional e identificar as melhores estratégias para reduzir as emissões. O sistema gera um plano personalizado, adaptado à realidade de cada organização.

Com a presença de Rodrigo Passos, diretor da Direção de Capacitação Empresarial do IAPMEI, foram apresentados, também, mecanismos de apoio à descarbonização, tendo sido discutidos programas de incentivo, financiamento e consultoria técnica disponíveis para apoiar as empresas na implementação de soluções sustentáveis.

“O CO2 Metal Roadmap é um instrumento que permitirá às empresas do setor eletromecânico tornarem-se mais competitivas, garantindo um planeamento sólido para reduzir as emissões e realizar investimentos sustentáveis com apoio técnico e estratégico”, partilhou Rodrigo Passos, diretor da Direção de Capacitação Empresarial do IAPMEI.

A sessão contou, ainda, com intervenções de Elisabete Rita, diretora-geral da AIDA CCI, que apresentou os objetivos do plano de ação do CO2 Metal Roadmap.

Na componente técnica, as especialistas Ana Gonçalves, da S317 Consulting, S.A., e Tânia Oliveira, da Systemic Consultoria em Sustentabilidade, detalharam o “Baseline da Descarbonização no Setor Eletromecânico” e o “Roteiro de Descarbonização do Setor Eletromecânico”, evidenciando diferentes trajetórias e os investimentos necessários para atingir a neutralidade carbónica.

A ferramenta, Calculadora CO2 Metal Roadmap, foi apresentada por Beatriz Leitão, especialista em Transição Digital da Agência Monstros, demonstrando como as empresas a podem utilizar para medir a sua pegada de carbono organizacional e avaliar o seu potencial de descarbonização.

A sessão de encerramento contou com a presença de Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” (PRR — Plano de Recuperação e Resiliência), que reforçou o papel do roteiro na implementação de soluções sustentáveis e competitivas no setor.

“É muito gratificante e reconfortante ver os resultados que este roteiro está a apresentar. Os roteiros têm precisamente o papel de apoiar uma redução mais eficiente e mais rápida, que é aquilo que todos ambicionamos”, afirmou Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”.

Coimbra apresenta plano para a Baixa com 137 medidas (maioria em curso)

Notícia anterior

Unidade de biocombustíveis da Figueira da Foz investigada por eventual crime de poluição

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro