DestaquePrazeres

Cinema com vida anima Espinho

0

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – CINANIMA – está de regresso para a sua 47ª edição, que decorre entre 13 a 19 de novembro. 

A cidade de Espinho prepara-se para receber mais uma edição do Festival de Cinema mais antigo do país, organizado pela Nascente Cooperativa de Ação Cultural juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, divide-se entre o Centro Multimeios de Espinho, Auditório do Casino e Piscina Solário Atlântico.

Este ano, o Festival espinhense irá realçar as diversas Identidades Culturais Europeias, do Mediterrâneo ao Norte da Europa, prometendo ser uma verdadeira viagem pela Europa, através dos das sessões competitivas de longas e curtas-metragens.

A sessão de abertura do Festival, está marcada para dia 13 de novembro, que irá contar com a exibição do icónico filme de animação português ‘Os Salteadores’, de Abi Feijó. Relativamente aos filmes em competição, o público terá a oportunidade de assistir a cinco longas-metragens que fazem a sua estreia em Portugal. No que diz respeito às curtas-metragens, são 125 os filmes que durante uma semana irão animar a cidade de Espinho. A competição desta categoria decorre durante os dias 13, 14, 15, 16 e 17 de novembro.

Por sua vez, o dia 18 de novembro será reservado para a exibição das curtas-metragens portuguesas que irão competir no Prémio Jovem Cineasta Português e Prémio António Gaio. As obras serão avaliadas por um painel de júris de grande renome internacional. O Júri Internacional de Curtas-Metragens é composto por Alberto Vazquéz, Britt Raes, Jim Van Der Keyl, João Gonzalez, o primeiro realizador português nomeado ao prémio Óscar e Maria Anestopolou.

Um dos destaques do programa da 47ª edição do Festival recai sobre a exposição dos “100 anos do Cinema Português de Animação”, que inclui um espaço com sessões de cinema português de animação divididos por várias temáticas que abordam desde Cinema de Animação no feminino até ao Museu Cinema, com exibição de alguns dos filmes portugueses de animação mais antigos.

Outra exposição que merece igual atenção é a do filme ‘Os Salteadores’, do realizador Abi Feijó, que assinala os 30 anos da sua estreia precisamente no CINANIMA. Para além da exposição, o filme poderá ser revisto na sessão de abertura oficial do CINANIMA, no dia 13 de novembro.

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho é um dos festivais de animação mais antigos e prestigiados do mundo, sendo o Festival de Cinema mais antigo em Portugal. Desde 1976 tem vindo a celebrar a diversidade e a inovação no campo da animação.

A 47ª edição do CINANIMA, segundo a organização, representa um mergulho profundo nas riquezas culturais da Europa e na complexidade da experiência humana, explorando temas filosóficos e apresentando talentos da animação mundial.

 

 

Carregal do Sal integra Rota do Megalitismo

Notícia anterior

Dia a dia dos bombeiros retratado em bonecos da Playmobil

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque