Castelo Branco

Cinco dias de Carnaval da Neve na Covilhã e Penhas da Saúde

0

A cidade da Covilhã e as Penhas da Saúde voltam a ser palco de mais uma edição do Carnaval da Neve, que sai à rua entre 28 de fevereiro e 04 de março, com um programa recheado de animação e folia e que contará com o maior número de participantes e de entidades envolvidas dos últimos anos. 

Estão confirmados mais de 1.500 participantes, desde crianças a idosos, e mais de 30 entidades, coletividades, escolas e instituições sociais, além dos muitos Covilhanenses e visitantes que se juntam sempre às iniciativas.

Organizado numa parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã e o Clube Nacional de Montanhismo, o Carnaval da Neve 2025 manterá a aposta em eventos que já fazem parte da tradição carnavalesca do Concelho, tais como o Corso Social, que junta diferentes gerações num ambiente de folia e que este ano é dedicado ao tema ‘Serra da Estrela’, bem como o desfile Carnaval do Mundo, com a participação das associações do Concelho.

Destaque ainda para o Enterro do Entrudo, com a Queimada à Montanheiro, para o Open Ski – Carnaval da Neve, ou para o Carnaval no Gelo – Patinagem de Mascarados, sem esquecer os dois grandiosos bailes de mascarados: um que se realiza, no sábado (dia 01 de março), na Pousada da Juventude, e o segundo, que se realiza na segunda-feira (dia 03 de março), no Pavilhão da ANIL, com Virgílio Faleiro & Banda. 

Uma oferta variada que chega a diferentes públicos e que tem conquistado cada vez mais entidades e participantes, num crescimento que confirma que o caminho de valorização e reforço desta marca identitária tem sido um sucesso, como refere a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia.

“Este envolvimento crescente evidencia a importância do desenvolvimento de projetos com e para a comunidade, culturalmente relevantes e diversos”.

Regina Gouveia explica igualmente que, “ainda que associado à folia da época, o Carnaval da Neve celebra sempre a história e o património local e promove o enriquecimento cultural, sobretudo através do Corso Social e do desfile Carnaval do Mundo”. 

“As tradições e as artes partilhadas pelos diferentes grupos celebram também a diversidade e a inclusão, fortalecem o sentimento de pertença e a coesão social, graças ao empenho de todos os que participam e porque a comunidade se identifica muito com a marca e o programa”, destaca.  

Outro aspeto a salientar passa pela relevância do Carnaval da Neve no que concerne à dinamização turística nesta época do ano: “Ao atrair turistas, este evento tem forte impacto na economia local, aumentando as receitas para hotéis e restaurantes, além de outros negócios ligados a produtos tradicionais, mas não só.”

Centro de Competências para a Informação Geoespacial e Instituto Politécnico de Leiria assinam protocolo de colaboração

Notícia anterior

 Piódão acolhe assinatura dos acordos PROVERE para o futuro das Aldeias Históricas e Aldeias do Xisto

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados