O Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal começou na segunda-feira, dia 11 de novembro, com o ciclo de formação de “Apoio Imediato ao Cuidador Informal”, no concelho de Cantanhede, em regime laboral, em parceira com o Centro de Competências de Envelhecimento Ativo.
Tendo como principal objetivo capacitar num curto espaço de tempo os cuidadores informais para situações práticas do quotidiano, a formação aborda, ao longo de sete horas, várias temáticas essenciais à prestação de cuidados.
“Nutrição e Alimentação”, “Cuidados com a Higiene Oral”, Cuidados com a Mobilidade”, Cuidados com a Audição e a Visão” e “Prevenção de Quedas” são algumas das temáticas abordadas.
Esta formação oferece aos participantes novas competências e ferramentas para aprimorar a qualidade de vida tanto dos cuidadores quanto das pessoas cuidadas.
Ao longo deste mês de novembro, o Município de Cantanhede vai promover esta iniciativa de forma descentralizada, destacando a importância de uma intervenção digna e alinhada com as reais necessidades dos cuidadores informais.
A funcionar deste 2 de outubro de 2023, o Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal tem referenciados 729 cuidadores informais no concelho de Cantanhede.
Caso seja cuidador informal, pertença ao concelho de Cantanhede e necessite de algum tipo de apoio, poderá dirigir-se à Casa Francisco Pinto ou contactar a Linha de Apoio ao Cuidador Informal do concelho através do número 910 807 060.
Comentários