Centro, Alentejo e Extremadura reforçam estratégia de promoção turística conjunta
As regiões de turismo do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola apresentaram quinta-feira na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, uma estratégia conjunta turística.
O evento decorreu no stand do Turismo da Extremadura, no Pavilhão 7, e reuniu personalidades de relevo do setor turístico de ambos os países.
As intervenções ficaram a cargo de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Beato, vice-presidente da Turismo do Alentejo, e Jesús Viñuales, Diretor do Turismo da Extremadura.
Estiveram também presentes Jorge Loureiro, vice-presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, e Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, entre outras personalidades.
As iniciativas conjuntas previstas para 2025 incluem uma apresentação da estratégia para o mercado ibérico, que terá lugar em Portugal, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market; uma série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral; e um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.
Durante a sessão, Pedro Machado realçou as vantagens desta aliança. No seu entender, “a promoção conjunta é um processo que começámos há alguns anos, com o pressuposto de que estes são territórios que têm continuidade de território e de culturas e que estão na maior placa recetora de turistas do mundo, que é Portugal e Espanha”.
“São regiões que têm as suas singularidades mas que, com os seus produtos turísticos, com as suas povoações, a sua gastronomia e vinho, fazem parte de uma combinação perfeita de territórios”, sublinhou.
O governante afirmou ainda que estava ali “para assumir o compromisso de continuarmos a trabalhar juntos, para podermos captar riqueza e, sobretudo, para colocarmos os benefícios dessa riqueza ao serviço das comunidades”. “Este é melhor e mais importante sentido do turismo: cooperação e sucesso”, concluiu o secretário de Estado.
Anabela Freitas destacou que “o mais importante desta parceria é o conceito de que somos dois países e um destino turístico”. E explicou porquê: “o turismo é uma indústria poderosa, mas é fundamental que o turismo fixe pessoas e crie riqueza nos territórios. Juntos, podemos trabalhar e fazer muito mais pelas nossas gentes, pelos nossos territórios, pela nossa identidade e cultura. Até porque há muito mais que nos une do que nos separa”.
Pedro Beato considerou que “este compromisso de juntar dois países é uma proposta de grande valor para o turismo”. “Temos muito em comum: a fronteira entre Espanha e Portugal é a fronteira que nos une. Todos aqueles que querem conhecer a Península Ibérica dispõem aqui de um excelente destino que reúne três regiões”, concluiu.
Jesús Viñuales deu exemplos concretos de produtos turísticos que podem ser promovidos em conjunto. Estes passam pelos espaços naturais, como parques nacionais, reservas da biosfera, geoparques, reservas naturais, albufeiras e lagos, mas também a cultura e as tradições, os lugares Património Mundial da UNESCO, os castelos espalhados pelo território, as aldeias históricas ou do xisto, a gastronomia e os vinhos.
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