Castelo Branco

Central de Camionagem do Fundão passa para a gare da Auto-Transportes

0
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 90

 A Central de Camionagem do Fundão vai passar a funcionar na gare da Auto-Transportes, na Avenida da Liberdade, onde todas as operadoras de transporte rodoviário vão concentrar o serviço.

O vice-presidente da autarquia, Miguel Gavinhos, explicou que a decisão não foi tomada antes por não se ter chegado a acordo com todos os operadores que prestam serviço no Fundão e que o município “impôs, do ponto de vista negocial, a fixação das paragens” no local.

A decisão da Câmara do Fundão tem agora de ser ratificada pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e a autarquia não tem, para já, uma data para o início do funcionamento.

“Neste momento, não podemos fixar data nenhuma. Nós, a partir desta deliberação, estamos a notificar as operadoras que os pontos de paragem passarão a ser na gare da Auto-Transportes. Admito que haja alguma tentativa de negociação e de resposta da parte destas operadoras”, disse, em declarações à agência Lusa, Miguel Gavinhos.

Segundo o vice-presidente da Câmara do Fundão, o acordo entre o município e a empresa Auto-Transportes prevê o pagamento de uma renda mensal de 600 euros e tem a duração de cinco anos, renovável.

Miguel Gavinhos destacou que a decisão visa responder ao problema de as paragens de recolha de passageiros estarem distribuídas por vários pontos da cidade e de melhorar a comodidade dos passageiros.

Na gare, localizada numa zona central, perto da estação de comboios, já classificada como um edifício de interesse no Plano Diretor Municipal (PDM), foram feitas algumas obras para dar melhores condições do que as atuais aos utilizadores.

O vice-presidente da Câmara do Fundão adiantou que o espaço vai ter nove cais de embarque para os autocarros e, de acordo com um estudo feito, “terá de ser feita uma afinação de alguns minutos para garantir todos os autocarros e todos os horários”, um ajustamento de “poucos minutos”.

Miguel Gavinhos, com o pelouro da Mobilidade, frisou que olha para esta solução como provisória e que “continua a ser objetivo do município do Fundão construir uma central junto à linha de caminho-de-ferro, mas do lado lá da estação”.

“Existe um anteprojeto, a área também foi classificada como de equipamento no PDM, nós temos esse propósito de encontrar o financiamento para executar essa obra, mas, para já, tentaremos que esta solução se possa concentrar na Auto-Transportes, o que trará seguramente muito maior comodidade para os passageiros”, realçou o vice-presidente da Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

Miguel Gavinhos acentuou o “posicionamento estratégico” da gare da Auto-Transportes, perto das escolas e da ferrovia, torna-a numa “zona intermodal”.

Notícias do Centro | Lusa

Oliveira de Azeméis: Escola pública que lidera ‘ranking’ com melhor média de exames proibiu telemóveis em janeiro

Notícia anterior

Instalados pontos de recolha de cápsulas de café em Albergaria-a-Velha

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados