Pessoas de diferentes gerações participaram na desfolhada à moda antiga que foi recriada, no último sábado, 14 de setembro, na Casa da Eira do Parque do Rio Ul, em S. João da Madeira.
Reviveram-se, assim, os tempos em que a população se juntava, com espirito festivo, para esse momento que se seguia à colheita do milho, no antigo processo de produção do pão nesta região.
A música e as iguarias tradicionais não faltaram nesse final de tarde, que contou com a participação do Rancho Folclórico de Cidacos. A iniciativa – promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, através da sua Unidade de Ambiente – inseriu-se na dinamização do Parque do Rio Ul, que dispõe de equipamentos alusivos ao ciclo tradicional de produção de pão.
Para além da Casa da Eira, que foi “palco” desta desfolhada, existe nesse espaço verde municipal um moinho de água, junto ao qual foi criada ainda a Casa do Forno, na qual é possível cozer a lenha a farinha de milho, para fazer pão. Regularmente, o Município realiza aí atividades alusivas a essa tradição, dirigidas às escolas, mas também ao público em geral, mediante inscrição prévia.
A desfolhada à moda antiga do último sábado foi mais uma proposta nesse âmbito, que permitiu aos participantes – entre os quais o vice-presidente da Câmara Municipal, José Nuno Vieira, e vereadora da Educação, Irene Guimarães – reviverem, ou experimentarem, o ambiente comunitário tradicional característico desta época de muitas colheitas e entreajuda nas povoações da região.
Comentários