Leiria

Câmara da Batalha investe meio milhão de euros em espaços públicos na Golpilheira

0

A Câmara da Batalha vai investir cerca de meio milhão de euros na requalificação de espaços públicos exteriores da freguesia da Golpilheira, sobretudo na melhoria da acessibilidade e segurança.

Numa resposta a um pedido de informação da agência Lusa, aquela autarquia do distrito de Leiria explicou que a futura empreitada visa requalificar os espaços públicos exteriores do casco urbano da Golpilheira, nomeadamente a melhoria da segurança e da acessibilidade a todos os cidadãos.

A criação de novas passadeiras e redução dos postes de sinalização vertical rodoviária nos passeios, a melhoria das condições do piso, incluindo calçadas e pavimentos, e definição das faixas rodoviárias e das áreas de circulação pedonal estão entre os trabalhos previstos.

A empreitada, com um preço base de 460 mil euros sem IVA, inclui a melhoria da qualidade ambiental, com a criação de espaços verdes para estadia e enquadramento do edificado, bem como a construção de uma ilha ecológica, para recolha de resíduos sólidos urbanos.

Segundo o município, presidido por Raul Castro, do movimento independente “Batalha é de Todos”, a área de intervenção engloba o troço da Rua Padre Dr. Joaquim Coelho Pereira compreendido entre o Largo da Junta de Freguesia da Golpilheira (a norte) e o cruzamento da primeira com a Rua da Escola Velha, a Rua Principal e os largos Senhor dos Aflitos, Afonso Maria Coelho Pereira e 13 de Dezembro de 1984.

A intervenção contempla também o largo e as escadarias da Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Praceta Senhor dos Aflitos e as Escadinhas dos Mestres.

A Câmara referiu não ser ainda possível indicar a data de início da empreitada, dado que o procedimento concursal, publicado em Diário da República em 30 de dezembro de 2024, “só termina no próximo dia 16 de janeiro, momento em que serão analisadas as potenciais propostas”.

O prazo de execução da empreitada é de 120 dias e, quanto a um eventual financiamento, o município adiantou estar prevista a formalização de uma candidatura.

Notícias do Centro | Lusa

Incêndio provoca um desalojado em Carregal do Sal

Notícia anterior

Hospital das Caldas da Rainha retoma cirurgia do cancro da mama

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria