Destaque

Beiras e Serra da Estrela abre espaços de ‘cowork’ para funcionários públicos

0

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) inaugura na próxima quinta-feira três espaços de ‘cowork’ para funcionários públicos nos concelhos de Almeida, Belmonte e Manteigas, para tentar atrair novas pessoas ao território.

Para a CIMBSE, estes novos centros de ‘cowork’ (trabalho partilhado) vão permitir “aos trabalhadores optar por modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas e que em simultâneo potenciem a conciliação da vida pessoal e profissional”.

O presidente da CIMBSE, Luis Tadeu, admitiu à agência Lusa que sendo espaços exclusivamente para funcionários da administração pública é um aspeto que pode ser interessante e ao mesmo tempo limitativo.

“Mas é uma hipótese de podermos trazer para o território pessoas que estão noutras paragens e que podem vir viver para o território e assim ter mais qualidade de vida e ao mesmo tempo reforçar a massa humana deste território”, sustentou.

O autarca, que também é presidente da Câmara Municipal de Gouveia, defende que é necessário fazer uma boa promoção destes espaços para conseguir cativar pessoas para virem trabalhar para estes concelhos.

A inauguração está agendada para as 11:00 em simultâneo nos três locais. “É o território como um todo a demonstrar que está preocupado e interessado em cativar pessoas para virem viver aqui proporcionando-lhes qualidade de vida que hoje em dia não terão nos concelhos onde se encontrem a viver e a trabalhar. Esperamos que possa ser um bom sinal para outros espaços que possam surgir”, realçou Luis Tadeu.

No concelho de Almeida, o ‘cowork’ vai funcionar em Vilar Formoso no edifício Imaculada Business Center; em Belmonte fica instalado no edifício anexo à Biblioteca Municipal e em Manteigas está localizado no Ninho de Empresas.

A CIM (Comunidade Intermunicipal) das Beiras e Serra da Estrela refere que todos os centros estão completamente equipados, realçando que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui decisivamente para a facilitação do trabalho à distância.

No território das Beiras e Serra da Estrela estão já disponíveis espaços de teletrabalho e ‘coworking’ nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Sabugal, Pinhel, Covilhã, Fundão.

Os equipamentos funcionam ao abrigo de acordos de cooperação entre a CIMBSE, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o Ministério da Coesão Territorial e os respetivos municípios.

Os projetos são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com objetivo de melhorar o serviço público, através da eficiência, modernização, inovação e capacitação da Administração Pública, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento económico e social.

A CIMBSE, com sede na Guarda, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Notícias Do Centro

Tribunal da Relação suspende pena de prisão a militar da GNR condenado em Leiria por vários crimes

Notícia anterior

Estudante Coimbra vence Prémio com proposta de instalação de um museu no antigo Mosteiro de Santa Cruz

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque