Um espetáculo de teatro ao ar livre com a companhia alemã Theater Titanick e uma sessão protocolar vão marcar o encerramento de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, foi hoje anunciado pela organização.
Durante a apresentação da programação para os três últimos meses do ano, o coordenador de Aveiro 2024, José Pina, disse que o encerramento do evento terá lugar no dia 29 de dezembro, com dois momentos contínuos, mas distintos.
O primeiro destes momentos será uma sessão solene, no Teatro Aveirense, que inclui um concerto exclusivo da pianista Marta Menezes, com repertório inteiramente português, seguindo-se uma “intervenção de grande escala” da companhia de teatro alemã Theater Titanick.
Este espetáculo de teatro de rua, segundo José Pina, será “um momento de festa, envolvimento e participação que irá percorrer a zona central da cidade de Aveiro”.
O coordenador de Aveiro 2024 falava durante a apresentação do programa do quarto trimestre de Aveiro – Capital Portuguesa da Cultura 2024, que decorreu hoje no Regimento de Infantaria N.º 10, em São Jacinto, o local onde há cerca de cinco anos foi apresentada a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.
José Pina referiu que a programação para este período, que terá como tema a Cultura e Tecnologia, conta com 37 estreias, 17 das quais absolutas, e um envolvimento “muito forte” da comunidade artística local, traduzida em mais de 20 presenças de artistas e estruturas, desde bandas filarmónicas, a companhias de teatro e atores ou artistas em nome individual.
O trimestre começa com o Aveiro Tech Week e o Festival Prisma, entre 30 de setembro e 06 de outubro, que irá apresentar um conjunto de projetos inovadores, a maior parte deles em estreia nacional e alguns em estreia absoluta.
Nas artes visuais, é apresentada a instalação “Mise en Abyme”, da britânica Vicki Bennett (também conhecida pelo seu nome artístico People Like Us), que pode ser vista de 02 a 20 de outubro no Museu de Aveiro Santa Joana.
Na música, destaque para a passagem dos Tindersticks por Aveiro, na digressão que vão fazer em Portugal, para dar a conhecer o seu mais recente disco de originais. Para o concerto da banda inglesa, que irá decorrer a 10 de novembro, no Teatro Aveirense, foram colocados à venda bilhetes a 30 euros que já estão esgotados.
O programa inclui ainda a estreia absoluta da peça de teatro “1984 de George Orwell”, da companhia Artistas Unidos, uma grande exposição de Paula Rego com obras da coleção de Serralves, o lançamento do livro “Atlas Visual da Europa”, do escritor aveirense Gonçalo M. Tavares e a bienal “Todos São Palco”, que irá trazer a Aveiro “aquilo que de melhor se faz do teatro contemporâneo no Brasil”.
Na mesma ocasião, o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, fez um balanço “muito positivo” desta operação, realçando que “nada termina aqui”, porque a Câmara irá “continuar a fazer cultura muita e boa” com a rede de parceiros do município a partir de janeiro de 2025.
O autarca prometeu ainda apoiar a Câmara de Braga, que será a próxima capital portuguesa da Cultura, em 2025, adiantando que pretende fazer a passagem de testemunho “com elegância”.
Comentários