A empresária Ana Palmeira de Oliveira foi reeleita, por unanimidade, presidente da direção da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) para o mandato 2025-2028 e tem como objetivos a afirmação da identidade regional, a internacionalização e expansão de mercados.
A primeira mulher a liderar a AEBB encabeçou a única candidatura ao cargo de presidente da direção desta associação empresarial de Castelo Branco e vai cumprir o seu segundo e último mandato, por limitação legal.
A estratégia para os próximos quatro anos está estruturada e assente em seis eixos de intervenção: Formação, emprego e o empreendedorismo; apoio ao desenvolvimento empresarial e financiamento; inovação e investigação; internacionalização e expansão de mercados; sustentabilidade e responsabilidade social; e afirmação da identidade regional.
“O tecido empresarial necessita de uma entidade de suporte que o apoie na concretização das suas estratégias de inovação e desenvolvimento, no seu processo de crescimento e consolidação, na sua gestão corrente, na procura e identificação de oportunidades de financiamento, no estabelecimento de pontes com o sistema científico e tecnológico nacional e na articulação com as entidades regionais, nacionais e internacionais”, referiu Ana Palmeira de Oliveira.
A empresária sublinhou ainda que para o novo quadriénio tem como objetivo a consolidação de medidas que “promoverão o posicionamento da AEBB enquanto entidade regional para a valorização do território e das empresas associadas”, bem como “no enquadramento nacional como entidade de referência na identificação de oportunidades no território para a valorização dos seus atributos e das suas empresas”.
A presidente da direção promete desenvolver todos os esforços para que “a AEBB seja reconhecida como um elemento agregador, promotor de uma identidade regional, contribuindo de forma consistente para a diferenciação do território”.
Para o próximo quadriénio, Ana Palmeira de Oliveira (Labfit-HPRD, Lda) vai presidir à direção da AEBB.
A presidência do Conselho Fiscal fica entregue a Joaquim Braz (Centauro Internacional, Lda) e a Assembleia Geral tem como presidente José Adelino Gameiro (Silvapor, Lda).
A tomada de posse dos novos órgãos sociais está agendada para o dia 12 de maio, na sede da AEBB, em Castelo Branco.
A associação empresarial iniciou a sua atividade em 1987, como delegação regional da AIP – Associação Industrial Portuguesa e o seu território de intervenção abrange atualmente as subrregiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela, englobando 11 municípios do distrito, nomeadamente, Belmonte, Covilhã, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Sertã e Vila de Rei.
Comentários