DestaquePortugal

ASAE fecha depuradora nas Caldas da Rainha e apreende mais de16 mil euros em bivalves

0
Bivalve shells. Assortment of the shells of marine bivalve molluscs, including cockles and scallops. Bivalves are animals which grow two shells for protection, hinged at the narrower end. They open the shells to feed and move, and close them when threatened.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 2.400 quilos de bivalves e crustáceos, avaliados em mais de 16 mil euros, e encerrou uma depuradora que operava sem licença nas Caldas da Rainha.

Em comunicado, a ASAE informou ter apreendido “2.477 quilogramas de moluscos bivalves vivos e crustáceos, designadamente amêijoa, berbigão, sapateiras, santolas e ostras”, no âmbito de uma operação de fiscalização a um estabelecimento de depuração e expedição de moluscos bivalves vivos e depósito de produtos de pesca vivos.

O valor total da apreensão ascendeu a 16.340 euros, tendo sido determinada a suspensão imediata de atividade do estabelecimento, no distrito de Leiria.

A fiscalização, realizada pela Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Santarém, visava a verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação, no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, no concelho de Caldas da Rainha.

Na ação, a ASAE constatou “estar perante um centro de depuração e expedição de moluscos bivalves vivos sem o devido licenciamento”, registando a ausência de número de controlo veterinário emitido pela autoridade competente – a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Verificou-se ainda “o incumprimento dos requisitos legais para o manuseamento de moluscos bivalves vivos e por falta de requisitos em géneros alimentícios, tendo sido instaurado o respetivo processo de contraordenação”, pode ler-se no comunicado.

Notícias Do Centro

Tratamento das obstruções coronárias reforçado na Covilhã

Notícia anterior

Um morto em colisão entre dois veículos em Vouzela

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque