“O nosso compromisso é claro: continuar a desenvolver o concelho da Mealhada, promovendo o crescimento económico, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na cerimónia de tomada de posse do segundo mandato, que se realizou ao final da tarde de ontem, 29 de outubro.
O discurso do autarca, reeleito a 12 de outubro, dividiu-se entre agradecimentos e compromissos. Agradecimentos a quem trabalha em prol do Município – desde antigos autarcas a associações, de empresários a funcionários municipais – e compromissos “para continuar a desenvolver o concelho da Mealhada, promovendo o crescimento económico, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida de todos”. “Juntos, faremos da Mealhada um concelho cada vez mais forte, mais coeso e mais próspero”, afiançou.
E António Jorge Franco enunciou algumas das linhas mestras da sua estratégia para este segundo mandato. “Reforçaremos o nosso compromisso com o ambiente, promovendo políticas sustentáveis, cuidando das nossas florestas, rios e espaços verdes, e garantindo um futuro mais equilibrado para as próximas gerações. Continuaremos a investir no turismo e na cultura, como grandes motores locais de desenvolvimento e de identidade. Temos um património natural e cultural ímpar, da Serra do Buçaco à Bairrada, da gastronomia à arte… e queremos que ele seja cada vez mais uma força de atração e valorização do território”, referiu.
Apontou ainda a habitação como prioridade tal como as infraestruturas e acessibilidades. “A habitação será também uma prioridade. Já demos passos significativos, mas queremos dar mais, porque todos têm direito a viver com dignidade. Vamos continuar a trabalhar para criar condições que fixem jovens e famílias, tornando o nosso concelho num espaço de oportunidades e de bem-estar. Não vamos esquecer as acessibilidades e infraestruturas, essenciais para ligar as nossas freguesias, apoiar a economia local e aproximar os cidadãos dos serviços públicos”.
O presidente da Câmara da Mealhada deixou ainda uma palavra “muito especial” às Juntas de Freguesia e aos novos presidentes, reforçando a necessidade do trabalho em equipa. “[As Juntas] são a linha da frente, são o primeiro rosto do poder local, a quem os cidadãos recorrem em primeiro lugar. A proximidade e o conhecimento do terreno tornam-nas parceiras insubstituíveis. Contamos com cada presidente de Junta e com cada equipa de freguesia para juntos, continuarmos a construir um concelho mais equilibrado, mais coeso e mais próximo das pessoas”.
Na cerimónia de instalação da Câmara Municipal e Assembleia Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, presidente da Assembleia Municipal, sublinhou a importância dos órgãos autárquicos e do poder local no garante da democracia e numa época em que a mesma está ameaçada. “Todos devem estar vigilantes para que valores como a democracia e a liberdade não sejam ameaçados. Estamos unidos nessa luta. É isso que nos une, independentemente das cores e dos partidos políticos”, referiu.












Comentários