Aveiro

Anadia com Centro de Recolha Oficial de animais para 60 cães e 30 gatos

0

O concelho de Anadia passou a contar com um centro de recolha oficial com capacidade para 90 animais, mas que se destina apenas a animais errantes, sem dono ou chip, alertou hoje a autarca de Anadia.

“É bom que as pessoas tenham a noção que este centro de recolha oficial não é um hotel para animais, é um hotel no sentido de que vão ser bem tratados e com todas as condições, mas não é propriamente um hotel onde se recolham animais quando as pessoas já não os querem ou quando vão de férias”, avisou a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso.

Durante a inauguração do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC), que decorreu durante a manhã, a edil sublinhou que muitas pessoas confundem a finalidade desta resposta, de “responsabilidade e gestão da autarquia”, “sem fazer concorrência a qualquer instalação privada”.

“A capacidade do centro dá para cerca de 60 cães e 30 gatos, mas se tivesse o triplo ou quadruplo da capacidade, nunca iria chegar para os muitos pedidos e solicitações, porque, por vezes, as pessoas acabam por confundir o objetivo deste ou qualquer outro centro de recolha oficial de animais”, referiu.

Ao longo da sua intervenção, Teresa Cardoso apontou ainda o dedo à falta de apoios do governo para esta matéria.

“De vez em quando surgem algumas campanhas de apoio para a esterilização, mas não mais do que isso: criam-se regras, diplomas e leis, mas, na verdade, não existe qualquer apoio também por parte das entidades governamentais. Cabe ao município, de acordo com o seu orçamento, dar o que tem de ser feito, quer em alimentação ou tratamentos necessário para os animais”, lamentou.

Com um investimento municipal que rondou os 300 mil euros, sendo cerca de 50 mil euros provenientes de apoios comunitários, o CROAC fica localizado na Zona Industrial de Alféloas, União de Freguesias de Arcos e Mogofores.

É constituído por dois edifícios de piso único que albergam, para além das boxes para cães e gatos, espaços de exercício comum, gabinete veterinário/posto de vacinação, sala de esterilização, sala de recobro, zona de higienização, zona para recolha acondicionada de cadáveres, duas boxes semicirculares de isolamento e quarentena, box multiespécie e maternidade.

Durante a visita ao espaço foi possível constatar que este centro conta atualmente com 15 animais: 12 cães, dois gatos e uma porca vietnamita, a quem foi dado abrigo temporariamente.

No estaleiro municipal, local para onde eram até agora recolhidos os animais, encontram-se ainda cerca de duas dezenas de cães.

Segundo a autarca, o Município de Anadia tem vindo a levar a cabo “um trabalho intenso no processo de adoção”, convidando a comunidade a visitar o CROAC, bem como as crianças dos vários centros escolares, de forma que esta nova casa não fique demasiado pequena para o número de solicitações que continuem a surgir.

A inauguração do CROAC de Anadia, no distrito de Aveiro, terminou com uma demonstração da equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Notícias do Centro | Lusa

Refugiados da Ucrânia acolhidos em Montemor-o-Velho

Notícia anterior

Homem detido por pornografia de menores em Oliveira de Azeméis

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro