A Câmara Municipal apresentou durante a reunião de câmara pública realizada a 13 de novembro, o novo projeto de loteamento urbano que nascerá nos terrenos da Quinta da Conceição, localizada por detrás da quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça .
Este projeto prevê a construção de 210 fogos habitacionais em 7 lotes, numa área total de construção de superior a 44 mil m2 e com um orçamento de cerca de 38 milhões de euros.
“Com este projeto, a Câmara Municipal de Alcobaça pretende contribuir de forma assertiva para mitigar o problema conjuntural da habitação.
Privilegiámos as tipologias de T2 e T3 para que mais famílias se possam fixar no concelho. Três dos sete lotes (90 apartamentos) ficarão na posse do Município para que seja geridos com rendas de baixo custo, tornando-os mais acessíveis. Acreditamos que este projeto promove um maior equilíbrio urbano entre a zona norte e a zona sul da cidade que irá beneficiar do projeto da Nova Alcobaça”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues
A proposta de intervenção engloba uma “área = 44 774 m2, com criação de novos espaços de estada e usufruto público, criação de zona habitacional, alargamento de eixos viários existentes, criação de novos espaços para estacionamento, criação de novos percursos de ligação e atravessamento”.
A área bruta de construção da habitação é de 19 912,50 m2, com comércio/ serviços, 877,50 m2, estacionamento, 13 020 m2, que dá um total de 33 810 m2 (23 310 m2 acima da cota de soleira + 10 500 m2 abaixo da cota de soleira).
Com 395 lugares estacionamento privados e 360 estacionamento públicos exteriores.
No que diz respeito às obras de urbanização, as áreas ajardinadas têm uma área de 5 281 m2, a rede viária/estacionamento 11943 m2, os passeios 3 595 m2.
A Definição das Áreas de Reabilitação Urbana de Alcobaça, Pataias, Benedita, São Martinho do Porto, Aljubarrota e Coz visa aprofundar a estratégia municipal de reabilitação urbana que tem vindo a ser implementada pelo Município, estendendo-se a estes territórios, um quadro de benefícios e apoios à reabilitação urbana e de um programa público de reabilitação urbana que valorize estes territórios, e incentive o investimento privado.
O concurso público de conceção para elaboração do projeto de requalificação urbana “Do Mosteiro ao Castelo | Acessibilidade e Nova Mobilidade” pretende estabelecer-se como o ponto de partida à promoção da reabilitação urbanística e ambiental do Centro Histórico, melhorando a qualidade de vida urbana e as condições de habitabilidade daquela zona, potenciando uma serie de novos fatores que virão influenciar positivamente a vivencia das populações, bem como dos visitantes.
É um instrumento que define a estratégia de intervenção em matéria de política de habitação a adotar pela Câmara Municipal de Alcobaça para o período 2023-2028.
Comentários