Aveiro

Águeda e Albergaria com projeto conjunto para recuperar o rio Vouga

0

Os municípios de Águeda e de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, estão a desenvolver um projeto conjunto para a regularização do rio Vouga, tratamento das margens e combate às espécies invasoras, revelou hoje fonte municipal.

As duas câmaras municipais estimam a intervenção em cerca de três milhões de euros e esperam conseguir financiamento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), segundo disse à Lusa o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida.

“O rio está desde há décadas abandonado, em que nada tem sido feito pelas entidades com jurisdição, mas já estamos a trabalhar no projeto e temos um acordo com a APA para avançarmos nesse sentido”, esclareceu o autarca.

Para Jorge Almeida, a APA deverá assumir a responsabilidade pelo lançamento das obras, dada a sua dimensão, já que os dois municípios avançam com o projeto: “para fazer o projeto, estamos a fazer um consórcio, nós e Albergaria-a-Velha, porque o rio passa nos dois municípios”.

“Neste momento, as margens estão a ser destruídas, alagando os campos e arrastando terras aráveis, pelo que uma das principais preocupações do projeto é o combate às espécies invasoras, que têm proliferado no leito do rio e desviam o curso da água, prejudicando o ecossistema”, descreveu.

É o resultado da falta de conservação e limpeza: “o rio Vouga, nomeadamente o troço entre a foz do rio Águeda e as captações do Carvoeiro, tem sido negligenciado ao longo dos últimos 40 anos, sem intervenções significativas”.

Para o autarca, o projeto agora em desenvolvimento representa “um passo importante para a revitalização deste curso de água e para a proteção do seu património natural”.

A intervenção deverá abranger ainda os rios Caima e Marnel, com vista à recuperação e valorização de toda a bacia hidrográfica.

Notícias do Centro | Lusa

Um morto e dois feridos graves por esfaqueamento em Óbidos

Notícia anterior

Queda de muro de estádio causa danos em 30 campas de cemitério da Feira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro