Prazeres

A Festa das Artes volta ao interior do país

0

No ano em que o FAZUNCHAR celebra a sua quinta edição, a Arte volta a fazer a festa em Figueiró dos Vinhos com uma programação multidisciplinar, de intensa criação e ocupação do espaço público, ambicionando continuar a assumir-se como ponto de encontro, diálogo, experimentação e reflexão entre território, comunidade e Artes.

Nesta edição do FAZUNCHAR, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e que conta novamente com a curadoria e coorganização da plataforma de intervenção artística MISTAKER MAKER, a programação apresentará um conjunto de cerca de 30 propostas artísticas que vão reunir em torno de: pinturas murais que voltarão a ocupar não só as paredes de Figueiró dos Vinhos, mas de todas as freguesias do concelho (Aguda, Arega e Campelo); residências artísticas de música, vídeo e pintura, esta última uma das novidades desta 5.ª edição; exposições, concertos, instalações, workshops, visitas guiadas e uma acção especial denominada de “FAZUNCHAR faz a Festa”.

No que se refere à pintura mural, continuam a trazer até ao FAZUNCHAR grandes talentos da arte urbana a nível nacional e internacional. Mário Belém, que serve de lançamento da edição 2023, por estes dias já a actuar por Figueiró dos Vinhos, é hoje um dos grandes nomes da arte urbana nacional, destacando-se através da sua linguagem – colorida e espirituosa -, onde justapõe com frequência a imagem e a palavra, compondo narrativas visuais de contornos mágicos que assentam num equilíbrio entre o familiar e o inusitado. Da Bélgica, chega Jaune, um artista de stencil de intervenção urbana, cujo trabalho, baseado no paradoxo entre o visível e invisível, resulta em instalações e quadros carregados de humor. Os restantes artistas que integram a programação desta edição serão anunciados em breve.

Neste 2023, o 10.º aniversário do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos serve de pretexto para montar uma festa dentro desta festa que é o FAZUNCHAR e no último sábado, dia 19 de agosto, propõem-se a viver todos os espaços deste centro de Arte e Cultura. Ao longo de 9 horas, o “FAZUNCHAR faz a Festa” será palco de conversas, desafios artísticos singulares, muita música com concertos e DJ sets e a apresentação do livro MURO, o resultado da residência artística de literatura, realizada por João Pedro Vala na edição 2022.

Nesta ocupação artística do espaço público, como ferramenta de transformação dos lugares e das comunidades, que é o FAZUNCHAR, iremos acolher pelas rua da vila de Figueiró dos Vinhos a exposição De tempos a tempos , o resultado das residências artísticas de fotografia das edições 2021 e 2022, realizadas pelo fotógrafo portuense Miguel Oliveira, que irá convidar a um deambular físico e temporal.

Outro dos destaques desta edição do FAZUNCHAR, será a residência artística de música, que contará com um dos talentos emergentes mais magnéticos da música portuguesa actual, Ana Lua Caiano a artista “one-woman-band” que tem corrido o país na apresentação dos seus EPs “Cheguei Tarde a Ontem” e “Se Dançar É Só Depois” vai apresentar o resultado da residência num concerto único a 18 de agosto, pelo Jardim do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos Figueiró dos Vinhos.

Por último, destacar a identidade visual criada para esta edição 2023 do FAZUNCHAR que teve como ponto de partida a questão “Quais as cores de Figueiró dos Vinhos?” colocada a toda a comunidade e cujas respostas seriam posteriormente trabalhadas num workshop de papel marmoreado. Os resultados são agora a base e veículo de comunicação de todas as iniciativas / acções que integram a programação do FAZUNCHAR 2023 que será divulgada em breve.

Mário Campolargo visita novo escritório da Merkle na Guarda

Notícia anterior

Direção Geral da Cultura apoia edição do Cancioneiro de São Miguel de Acha

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Prazeres