Viseu

A aldeia de Portugal celebra com agenda que alia a gastronomia e a tradição religiosa

0

No âmbito da adesão de Couto do Mosteiro à rede das Aldeias de Portugal, encontra-se programada uma agenda de eventos de celebração das tradições e identidade local do território, a desenvolver nos primeiros meses do ano. A dinamizar em parceria com várias associações locais, o calendário vai reviver e divulgar o melhor da aliança entre a gastronomia e a tradição religiosa da zona. 

À ‘Festa de São Brás’, no Couto do Mosteiro, associada ao evento da Associação Turismo de Aldeia (ATA) ‘Almoce e Jante Connosco’, juntam-se, de forma agregadora, as iniciativas ‘Reviver da Aldeia’ na Gestosa e ‘Amentar as Almas’ em Vila de Barba, unindo várias aldeias da freguesia do Couto do Mosteiro em torno de um projeto coletivo e enriquecedor. 

No roteiro desta celebração, a iniciativa ‘O Reviver da Aldeia’, a realizar na Gestosa, é a primeira do calendário, decorrendo a 27 de janeiro. O dia vai ser preenchido com jogos da malha e do mil, música, um jantar cozinhado em panelas de ferro (já com inscrições esgotadas) e uma oficina de filhoses com mel. A 3 e 4 de fevereiro, a festa de São Brás no Couto do Mosteiro vai ter programa alargado com a tradição religiosa a aliar-se à divulgação do património, música e gastronomia. 

Nota para a atuação dos ‘Entre Amigos ‘no Solar dos Costas , a 3 de fevereiro (com bar, caldo e bifanas). Já no dia 4, fica o registo para uma oficina do pão e para a iniciativa ‘Almoce e Jante Connosco’, que traz à mesa sopa da pedra, arroz de feijão cozinhado em panela de ferro, porco no espeto e arroz doce. 

Nas últimas semanas de março, Vila de Barba vai receber a tradição das Ladainhas com a iniciativa Amentar as Almas, um ritual ligado à Páscoa, com organização do Clube Recreativo Desportivo e Cultural de Vila de Barba (cartaz a divulgar oportunamente). 

“Couto do Mosteiro – Aldeia de Portugal” conta com o envolvimento da ADICES, Município de Santa Comba Dão, União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, e ATA. Na dinamização de eventos, a agenda vai contar com o apoio do CCCRS da Gestosa, da aldeia do Couto do Mosteiro e do Clube Recreativo Desportivo e Cultural de Vila de Barba.

Penacova desativou 178 ninhos de “vespa asiática” em 2023

Notícia anterior

Abandono animal continua a ser preocupante em Lamego

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu